Você está aqui:Home » Dicas » Professores » A importância de estudar sobre jogos educativos

A importância de estudar sobre jogos educativos

Olá, leitores!

É difícil manter a atenção de alunos, principalmente os mais novos, e isso pode ser um problema na hora de ensinar. Para isso é necessário criar novas ferramentas e novas formas de se aproximar da criança quando a intenção é ensiná-las.

Uma forma interessante de resolver isso é com jogos educativos, sejam eles digitais ou tradicionais.

Vivemos na era da interatividade, tudo está ligado e interligado, smartphones e tablets são cada vez mais comuns e cada vez usados por pessoas mais novas. Por esse motivo é difícil evitar que as crianças que estejam começando a vida escolar exijam uma interatividade maior por parte da escola e do ensino.

É um fato inevitável e parte do curso natural da educação. Até mesmo o ensino precisa se adaptar e evoluir para acompanhar os novos avanços tecnológicos para poder se adequar a novos métodos de ensino.

Usando jogos como uma solução

Desde que as crianças começaram a ingressar mais novas no mundo digital, se viu a necessidade de aproveitar essa migração da televisão para Internet, para gerar também conteúdo educativo online.

É comum ver canais do YouTube com teor educativo que antes só era visto em canais de televisão, um grande exemplo disso é a Galinha Pintadinha, que começou com vídeos no YouTube.

Além dos vídeos, também é fácil encontrar jogos educativos em várias áreas. São jogos que ensinam operações matemáticas simples, leitura e, em alguns casos, até mesmo coordenação motora e reflexos.

A grande vantagem dos jogos educativos digitais é a interatividade oferecida por eles, é muito mais fácil manter a atenção de uma criança com um aplicativo desse tipo.

Sabendo como dosar o uso desses aparelhos a educação da criança pode ser potencializada, assim como habilidades naturais e sociais.

Jogos educativos não digitais

pecas-de-jogo-infantil

Com muito mais tradição que os jogos eletrônicos e ainda assim muito efetivos estão os jogos mais clássicos, tradicionais.

Eles são mais dinâmicos e simples, pois podem ser realizados dentro da sala de aula, da sala da casa dos alunos, na rua, em qualquer lugar. Qualquer cantinho pode ser um local de aprendizado utilizando atividades educacionais.

Essas atividades também ensinam e motivam, além de ensinar como lidar em grupo, como agir de forma mais social e outros valores alcançados através de atividades coletivas.

Porque aprender sobre jogos educativos?

Independente do jogo que o educador queira introduzir em uma sala, seja ele digital ou não, é necessário ter um certo conhecimento, não só sobre a atividade desenvolvida, mas também sobre como administrá-la para atingir o objetivo almejado, que é ensinar enquanto diverte.

Para isso acontecer é preciso deixar de lado certas convicções educacionais presentes ainda em muitas instituições de ensino ou “livros de regras”.

Para que essas ideias deem certo é preciso sair da zona de conforto e tentar novas alternativas, mas é preciso fazer isso calculando o risco que a pessoa está lidando com a educação de crianças e que não há nada mais importante e sensível que essa atividade.

Por isso se dá a importância de entender o que se está fazendo, não é apenas introduzir a atividade esperando os melhores resultados, mas sim entendendo como todo o conceito funciona, como ela surgiu, e quais os benefícios esperados na realização dessa atividade.

É preciso entender para que ela funciona. Portanto, sempre que tentar introduzir uma dessas atividades, tente estudar sobre as características do jogo e quais áreas ele trabalha.

O que vocês acham de jogos educativos, leitores? São a favor da educação através de aplicativos eletrônicos?

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo