Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Artes e Entretenimento » 9 passos para analisar uma obra de arte

9 passos para analisar uma obra de arte

Olá, leitores!

Você já parou para analisar uma obra de arte? Quando vai a um museu e vê um quadro, sabe como interpretá-lo? Pois saiba que esse é um grande exercício não só para quem trabalha na área, mas para todo mundo. Levando isso em conta, veja aqui 9 passos para analisar uma obra de arte.

Um grande número de pessoas tem acesso hoje a pinturas de grandes artistas e a oportunidade de estudá-las. Ver não envolve muito esforço, mas olhar uma obra de arte significa abrir a mente e ver mesmo uma obra de arte.

Olhar uma pintura é como fazer uma viagem com muitas possibilidades, incluindo a emoção de partilhar as ideias de outra época.

Muitas vezes, as pessoas visitam museus sem saber como analisar uma obra de arte. Quando veem uma pintura, ficam sem palavras ou dizem “Humm, interessante,” e passam para a próxima.

Claro que você não precisa ser um entendedor de arte ou mesmo fazer um curso de História da Arte para fazer uma análise e ter uma ideia sobre uma obra ou um artista.

Como analisar uma obra de arte

  • Evite ler a etiqueta em uma obra de arte quando você a vê pela primeira vez. Tente entendê-la antes de deixar que algo influencie sua opinião.
  • Obtenha uma primeira impressão avaliando se a obra de arte desperta algumas emoções, como tristeza, felicidade, medo ou confusão (isso é normal).
  • Observe as linhas. Avalie se são suaves e leves como as pinturas de Renoir, ou escuras e fortes. Olhe como o artista as usou, por exemplo, Van Gogh usou-as para mostrar as correntes de vento em noite estrelada, enquanto Munch as utilizou em “O Grito”, para exibir ondas sonoras.
  • Observe as cores e os tons, e como criam o temperamento da obra de arte.
  • Procure símbolos possíveis, especialmente em pinturas religiosas. Uma pomba geralmente representa o Espírito Santo, enquanto uma serpente simboliza o mal. Quanto mais você analisar a arte, reconhecerá e compreenderá ainda mais esses símbolos.
  • Observe a composição e a perspectiva da obra de arte, inclusive se é cheia de detalhes, simétrica, e o ângulo. Por exemplo, em “A Última Ceia” de Tintoretto, a composição e a perspectiva estão em um ângulo de cima, que é diferente da maioria das pinturas de “A Última Ceia”, que costumam ser simétricas e centralizadas.
  • Observe a luz e a sombra. Muitas vezes, os artistas usam a luz para dar um efeito dramático, como na pintura de Carravaggio “A Conversão de São Paulo”. A luz pode dizer também a hora do dia na pintura e se vêm de fonte natural (como um relâmpago) ou artificial (lanterna).
  • Use todas as informações que você recolheu até agora para compreender o tema, que é a mensagem da pintura.
  • Agora olhe a etiqueta. Ela deve informar pelo menos o nome da obra de arte, o artista e a data. Às vezes, ela também indica sobre o que é a obra. Por exemplo, a famosa pintura “Mãe de Whistler” é, na verdade, chamada de “Arranjo em Cinza e Preto”: “A Mãe do Artista”. Isso mostra que o artista estava mais concentrado no arranjo de cores do que no amor por sua mãe.

Outras análises de uma obra de arte

Você ainda pode perceber ao olhar para uma pintura:

  • O tema que o artista escolheu para identificar sua obra – uma mensagem dotada de significado;
  • Técnica é o material que o artista usa para produzir o seu trabalho – pode ser óleo sobre tela, acrílica sobre tela, aquarela, entre outras;
  • O simbolismo através de objetos ou cenas reconhecíveis que representam uma época em que o artista viveu ou a mensagem que ele quer passar;
  • Estilo do artista que pode ser reconhecido pelas suas cores, sua forma de pintar, sua época e seus significados dentro de um contexto histórico.

Isso tudo sem esquecer que a interpretação pessoal pode fazer perceber muitos significados de uma obra de arte e isso é pessoal mesmo. Mas a sua experiência pode se ampliar com o conhecimento de história da arte e técnicas de pintura que faz notar detalhes, significados e o seu olhar se torna mais aguçado.

Veja as obras de arte com outros olhos e tente fazer essa análise. Você vai ver como é um exercício prazeroso e educativo para sua vida.

Até mais!

comentários (2)

  • ANA MARIA

    Gostei muito da explicação sobre como analisar e ler uma obra de artes me ajudou bastante , muito obrigada.

    Responder
  • Gladys

    Bom dia
    Se todosusassem as redes, sociais para adquirir cnhecimentos,
    Preciosos como esses que eu acabei de ler; seria maravilhoso!
    Eu a prendi conhecer um pouco, mas sobro como avaliar uma obra de arte,
    Gracas as suas explicacoes elas foram muito valiosas…muito obrigado

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo