Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 9 maneiras de educar ao ar livre

9 maneiras de educar ao ar livre

Olá, leitores!

Quando se fala em inovação nas escolas, as pessoas logo pensam em tecnologia e informática, mas essas não são as únicas maneiras de se inovar dentro de uma instituição de ensino.

A educação ao ar livre é uma ótima maneira de ensinar as crianças a se conectarem com o mundo, com a sociedade e com a natureza.

Além disso, segundo especialistas, esse contato beneficia o desenvolvimento cognitivo, afetivo e emocional da criança, além de reduzir o uso constante de aparelhos eletrônicos.

Obviamente não podemos ignorar a tecnologia, mas também não podemos viver em sua função. Educar uma criança ao ar livre carrega esse conceito de forma implícita.

Existem diversas maneiras de educar uma criança ao ar livre, de maneira lúdica e divertida, como veremos a seguir:

1. Jogos

Principalmente na educação infantil, podem ser utilizados jogos, como queimada, esconde-esconde ou mesmo jogar bola. A prática dessas atividades, além de trazer benefícios para a saúde da criança, ensina-os a socializar, trabalhar em equipe e desenvolver o raciocínio.

criancas-diversao

2. Horta orgânica

Essa também é uma forma de educar ao ar livre bastante interessante. A escola pode disponibilizar um espaço para que os alunos desenvolvam uma pequena horta orgânica.

Com esse tipo de atividade, as crianças poderão aprender a trabalhar em equipe e valorizar a natureza e os alimentos. Os vegetais podem, inclusive, entrar no cardápio das escolas, dessa forma os alimentos serão ainda mais valorizados.

O interessante dessa forma de educar ao ar livre é que os alunos poderão levar para suas casas essas técnicas de plantação de mini horta orgânica e desenvolver esse mesmo trabalho com seus familiares.

3. Caminhada

É interessante e importante fazer com que as crianças se conectem a natureza e uma forma de se fazer isso é estimular a caminhada.

Na maioria das cidades, há espaços com pequenas trilhas no meio da natureza que são abertas a visitação de escolas. Levar as crianças para esses ambientes estimulam o conhecimento e o respeito com a natureza e o meio ambiente.

4. Atividade psicomotoras

Esse tipo de atividade ao ar livre é indicada para crianças de educação infantil. São exercícios de andar para os lados, dar cambalhota, se equilibrar em uma linha no chão, balançar, rolar, entre tantas outras.

O objetivo dessas atividade ao ar livre é fazer com que a criança desenvolva trabalho em equipe, interação entre cognição e o corpo e afetividade.

5. Atividade humanizada

Uma outra maneira de educar ao ar livre, é estimular os alunos a ajudar o semelhante. Como fazer isso? A escola pode fazer uma campanha de arrecadação de alimentos ou roupas, estimulando os alunos a desenvolverem essa ação.

Após essa arrecadação, os próprios alunos podem escolher uma instituição e levar – com a supervisão de um professor- esses produtos arrecadados.

Essa atividade estimula o trabalho em equipe, a socialização com a comunidade e o respeito e amor ao próximo.

6. Conscientização com o meio ambiente

Nunca se falou tanto em sustentabilidade e meio ambiente com se fala hoje em dia e é mais do que recomendado não apenas levar esses termos para as escolas, mas também a prática.

A escola pode organizar, juntamente com os alunos e a comunidade, uma coleta de lixo seletiva, instalando lixeiras identificadas dentro da escola e ensinando para os alunos os princípios de respeito ao meio ambiente.

O material recolhido com essa coleta realizada pelos alunos, pode ser doado para alguma instituição, ou mesmo vendido pela escola e, com a verba arrecadada, levar melhorias para a escola, ou mesmo fazer uma festa em comemoração a essa realização.

Essa atividade também estimula o trabalho em equipe, a socialização com a comunidade e o respeito ao meio ambiente.

7. Pátio das sensações

A escola também poderá disponibilizar um espaço, ao ar livre, para que seja criado um “pátio das sensações”.

As crianças poderão decorar esse espaço com objetos de formas, cores e tamanhos diferentes. Assim elas aprenderão a desenvolver além do trabalho em equipe, a noção e percepção de ambiente e os materiais que o constitui.

8. Plantar árvores

Se a escola não tiver um espaço ao ar livre disponível para essa atividade, ela pode buscar junto a prefeitura da sua cidade, um espaço como uma praça abandonada, e criar um projeto de arborização no local.

As crianças – juntamente com a comunidade e sua família – irão plantar árvores nesse local. Esse tipo de atividade permitirá que a criança aprenda a interagir com a comunidade e respeitar o meio ambiente.

É interessante pensar também que, depois de alguns anos essas crianças passarão pela praça e pensará, “eu plantei aquela árvore, eu fiz a diferença no mundo em que vivo.”

9. Decoração de ambiente

A escola poderá disponibilizar uma parede ou muro da instituição para que ele seja decorado pelas crianças. Elas poderão utilizar tintas, garrafas pet, CDs velhos, e o que sua imaginação permitir.

Com essa atividade as crianças aprenderão a trabalhar em equipe, reutilizar materiais que seriam descartados e usar a criatividade e imaginação para criar seus desenhos.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo