Você está aqui:Home » Enem » 9 indícios de que o tema terrorismo pode aparecer no Enem

9 indícios de que o tema terrorismo pode aparecer no Enem

Confiram alguns motivos da possibilidade do tema terrorismo poder ser abordado na prova do Enem

Olá, leitores!

O terrorismo está em evidência, devido aos recentes e diversos ataques terroristas que aconteceram.

Contudo, esse não é um assunto somente da atualidade, principalmente quando levamos em consideração que o terrorismo teve seu início lá no primeiro século D.C., segundo estudos.

Não podemos ignorar que os ataques terroristas têm crescido muito desde o século XIX. E no século XX, a formação de novos grupos terroristas teve sua expansão, onde, consequentemente, reforçou o aumento desse tipo de ação.

Para introduzirmos os 9 indícios do tema terrorismo aparecer no Enem, antes precisamos entender o motivo pelo qual ele é praticado. Além de todas as ramificações e maneiras possíveis de conflitos presentes nesse assunto.

Na maior parte dos casos, os terroristas acreditam que seus atos criminosos são feitos por uma causa nobre, divina, como forma de luta para defender ou impor seus ideais. Entre eles, podemos citar religiões, territórios, patriotismos e até mesmo fatores históricos. Em outros casos, apenas acontecem para servir de exemplo, fazer ameaças e demonstrar poder.

A questão é que existe muito a ser abordado sobre o tema do terrorismo, podemos encontrá-lo não só como tema de redação, mas, também, em questões da prova.

Diversos fatores históricos envolvem o terrorismo, como também, fatores religiosos. Questões territoriais e geográficas também são alguns dos motivos de ataques terroristas. Questões econômicas e até mesmo o petróleo são outros desses motivos.

Enfim, não importa o motivo, sabemos que o terrorismo é injustificável, apenas queremos mostrar que o assunto pode cair em questões de história, geografia e atualidades.

Portanto, confiram nossa lista de possibilidades do tema terrorismo aparecer no Enem:

1 – Recrutamento terrorista através da internet

Com todo avanço global da tecnologia, até mesmo os grupos terroristas utilizaram a rede mundial de computadores para os seus interesses.

O recrutamento do Estado Islâmico é um exemplo do terrorismo propagado através da internet.

Devido às facilidades em se comunicarem via internet com outras pessoas, muitos grupos terroristas estão se utilizando de sites para recrutamento.

2 – Os recentes casos de ataque terrorista

Para quem acompanha jornais, notícias e se mantém atualizado, sabe que temos vivido tempos de frequentes casos de ataques terrorista.

Segundo registros históricos, de 1972 a 2014, nós temos uma média de 2,5 atentados terroristas de grande porte por ano. Isto é, a média antiga de 2 atentados por ano, hoje em dia se calcula uma média de seis atentados por ano, sem contar as ameaças.

Somente neste ano, o número ultrapassou todos as médias ao atingir 9 atentados terroristas. Por isso, o tema de redação do Enem pode se relacionar ao terrorismo.

3 – O terrorismo está na mídia

Pessoas vêm se unindo mais do que nunca a grupos que compartilham mesmas ideias, princípios e morais. Este é um meio eficiente de reforçarem suas opiniões e expressarem ao mundo de maneira que possam ser notadas.

Até mesmo as notícias dos atentados que circulam nos grandes jornais, por incrível que pareça, auxilia o terrorismo. Quanto mais destaques o assunto tem, mais pessoas serão recrutadas por acreditarem se juntar a um grupo de salvadores, por lutarem por algo maior. Embora de forma negativa, tudo isso atrai muito os olhares das mídias e isso é um prato cheio aos terroristas que desejam impor suas razões para a sociedade numa tentativa de reunir pessoas com os mesmos ideais para se aliarem a eles.

Em outras edições do Enem, houveram questões a respeito de Direitos Humanos e movimentos sociais ao longo da história. Ou seja, em um ano tão movimentado como este, é relevante considerar que o tema faça parte da prova.

4 – Questões geográficas e disputas territoriais

A disputa por territórios sempre esteve presente no Oriente Médio. Isso desencadeou diversos conflitos, como na Faixa de Gaza. Sempre que ouvimos informações sobre essas disputas através dos refugiados, ouvimos que tais disputas por esses espaços sempre acontecem por meio da força bruta, ameaças, violência e disseminação do medo.

Este ano o Brasil já foi alvo de uma ameaça declarada publicamente por um integrante do Estado Islâmico. Com a facilitação temporária para adquirir vistos e passagens devido aos jogos Olímpicos, o Brasil se tornou um novo alvo para o terror.

Recebendo forte apoio dos EUA, o assunto pode entrar em questões geográficas, econômicas e sociais, podendo solicitar o conhecimento do aluno sobre vínculos geográficos e interesses territoriais, principalmente sabendo que o Estado Islâmico tem como principal fonte de renda e interesse a venda ilegal de petróleo no mercado negro.

5 – Questões econômicas

icones-de-terrorismo

Como todo esse fluxo crescente de terrorismo influencia na economia de um país sem nem mesmo antes atingi-lo fisicamente? Os casos de atentados estão se expandindo para países que nunca haviam sido alvos antes.

Muitas dessas ameaças e possibilidades de atentados são feitos quando os países estão mais fragilizados. A economia depende muito da segurança do país. A imprevisão de onde será o próximo alvo torna as pessoas mais inseguras ao sair de suas casas e, principalmente, de seus países.

O que afeta, e muito, a economia turística e local dos países afetados, por isso, o terrorismo como um fator de crise econômica na Europa pode entrar nas questões de atualidades ou geografia.

6 – Simpatizantes internos

Com buscas pelo máximo de informações possíveis, o Brasil descobriu um grupo de simpatizantes do Estado Islâmico em território nacional. Informação que movimentou mais de 750% acima do número de soldados previstos para serem posicionados no estado do Rio de Janeiro.

Essa alteração repentina de grande escala, obviamente, movimenta todo o poder do exército distribuído em um país. A questão que pode ser levantada em relação a esse fato é o equilíbrio/desequilíbrio de poder militar onde tiveram suas tropas deslocadas para um único local. Caso que pode servir para gerar diversas questões no Enem a respeito da segurança dos demais territórios nacionais.

A questão das Olimpíadas também é quase certa de se aparecer no Enem, entretanto, também podemos encontrar o terrorismo relacionado a esse tema.

7 – Questões históricas e culturais

Para se posicionar diante a qualquer assunto, é preciso conhecê-lo. Não basta saber das ameaças ou de um só grupo terrorista em si. É preciso entender o que cada grupo busca, o que fazem para atingirem e após atingir seus objetivos.

Procurar saber onde e quando começaram seus fundamentalismos e valores culturais, porque se aprofundar sobre o tema é a melhor maneira de evitar surpresas na hora da prova.

Os grupos terroristas parecem surgir do nada, mas para cada um deles há motivos, razões e valores (mesmo que distorcidos) por trás dos ataques.

Seja por reflexos de seus costumes culturais ou educação histórica, seja por crenças religiosas. Tudo isso pode ser englobado nos temas de História. O Enem pode levantar questões com maior foco histórico-social-cultural para usar na prova. É uma possibilidade.

8 – Combate ao terrorismo

Medidas preventivas e países que combatem o terrorismo também podem aparecer no Enem.

Todas as medidas adotadas e conflitos que o terrorismo gera entre alguns países podem gerar uma infinidade de questões a serem colocadas na prova e até mesmo na redação.

Vale muito a pena pesquisar um pouco sobre tudo isso.

9 – A união crescente dos países afetados pelo terrorismo

Como pudemos perceber nos 8 indícios anteriores, o terrorismo influencia direta e indiretamente diversos países.

Porém, um lado positivo nisso tudo, é que muitas nações têm se unido para combatê-lo. Até mesmo países em conflitos políticos deixam de lados suas divergências quando se trata de solidarizar com nações afetadas por atentados.

Todo o esforço em conjunto e solidariedade que situações tenebrosas dos atentados terroristas podem trazer, apesar de serem eventos trágicos e dolorosos, podem ser levados em consideração e aparecer em alguma questão da prova.

Esperamos tê-los ajudado, bons estudos e até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo