Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » 9 dicas para se preparar para o futuro profissional

9 dicas para se preparar para o futuro profissional

Olá, leitores!

Se o seu filho já está chegando à idade de querer começar a trabalhar, saiba que, desde cedo você pode ajuda-lo a desenvolver valores e hábitos que serão úteis em seu futuro profissional. Separamos aqui 9 dicas, entre elas a responsabilidade, a disciplina e a capacidade de trabalhar em equipe.

O que é importante para que seu filho tenha mais chances de se sair bem no mercado de trabalho? Concluir os estudos e passar no vestibular? Aprender outro idioma? Bom, estudar obviamente é fundamental. Mas não é só a educação dada nas escolas que forma um bom profissional. Há uma série de valores e hábitos que os pais podem ajudar a desenvolver e que serão muito úteis para que o filho saiba viver bem em sociedade e no ambiente de trabalho.

Não adianta esperar que um jovem que ingressa no mercado de trabalho se torne responsável com horários de uma hora para outra ou saiba lidar com as regras determinadas pelos chefes. A preparação para isso deve começar cedo, ainda na primeira infância.

Dicas para se preparar para o futuro profissional 

Essas dicas foram reunidas pelo site Educar para Crescer. Olha só:

1- Responsabilidades

Responsabilidade é uma qualidade essencial para a vida e para o trabalho. Esse valor deve ser ensinado desde cedo. “As primeiras responsabilidades das crianças estão relacionadas aos cuidados com seus brinquedos e objetos de uso pessoal. A criança precisa ser convidada a guardar seus pertences, embora os pais possam ajudá-la. Deve ficar claro para a criança que os adultos a ajudam e não a criança ajuda os adultos, porque a responsabilidade é dela. Para que a criança se sinta parte da família, ela deve gradativamente ser inserida em tarefas relacionadas à organização do próprio quarto e futuramente tarefas coletivas, como tirar ou colocar a mesa da refeição, ajudar a secar a louça, alimentar o animal de estimação etc”, afirma Maria Rocha, diretora pedagógica do colégio Ápice.

2- Dis

cip

lin

a

Te

r

disciplina é ter a capacidade de seguir regras e normas, de realizar as tarefas necessárias para alcançar uma meta sem desviar a atenção ou perder a motivação. O primeiro passo para que os pais tenham um filho disciplinado é sendo eles mesmos pessoas disciplinadas. É preciso dar o exemplo. O aprendizado da disciplina começa na vivência de situações do cotidiano da criança. Um exemplo está na rotina das refeições, que devem ser feitas nos locais e horários adequados.

3- Trabalho em equipe

Brincar ou desenvolver tarefas em equipe traz grandes ensinamentos para a criança: assumir a responsabilidade na parte que lhe cabe no jogo ou trabalho, aceitar as diferenças que há entre os membros do grupo, saber ouvir a opinião dos outros, etc.

Maria Rocha, diretora pedagógica do colégio Ápice, ressalta que se a criança não cumprir a parte dela na tarefa em equipe, é preciso deixar claro que tal atitude não foi satisfatória para as pessoas envolvidas. Por outro lado, também é importantíssimo apontar os pontos positivos, isto é, a satisfação que o grupo teve quando a criança dá sua contribuição.

4- Como lidar com vitórias e fracassos

A vida é feita de perdas e ganhos e na trajetória profissional seu filho também vai vivenciar isso. Os jogos e as brincadeiras coletivas constituem uma boa oportunidade para aprender que ganhar e perder são parte do jogo da vida. O importante é fazer com que as crianças sempre sigam as regras e aprendam a lidar com suas vitórias – sem rebaixar os perdedores ou se sentirem melhor que os outros – e também com seus fracassos. Por isso, nada de burlar as regras ou deixar o filho ganhar para que ele não fique frustrado com a brincadeira.

5- Autonomia

Vestir-se, arrumar-se, amarrar os sapatos, tomar banho sozinho. Conforme a criança vai crescendo, conquista habilidade para fazer atividades como essas. Os pais devem estimular a autonomia e ao longo da vida da criança dar os ensinamentos para que no futuro ela saiba se virar sozinha. Nesse processo, o importante é ter paciência.

6- Objetivos

Traçar metas e objetivos e desenvolver estratégias para alcançá-las são formas de iniciação para o empreendedorismo, conforme afirma a psicopedagoga Edith Rubinstein. Trata-se, portanto, de uma habilidade muito importante a ser desenvolvida, já que sair-se bem na vida profissional não significa apenas conquistar um emprego em uma empresa, mas pode incluir também abrir seu próprio negócio, ou seja, empreender.

7- Educação fin

anc

eir

a

Da

r

educação financeira às crianças significa ensiná-las como lidar com o dinheiro e com a limitação imposta por ele. Outro ensinamento importante a ser passado para as crianças é de que nem tudo o que fazemos tem por objetivo ganhar dinheiro. “Isso precisa ficar claro para a criança: pequenas gentilezas e o espírito de cooperação são importantes no desenvolvimento moral da criança”, diz Maria Rocha, diretora pedagógica do colégio Ápice.

Segundo a psicopedagoga Edith Rubinstein, a educação financeira pode começar com o pagamento de um pequeno valor de mesada, semanada ou mesmo por meio da remuneração de algumas atividades, quando a família tem condições econômicas para isso.

8- Cultura

Atividades culturais como ir a um museu, ao teatro, ver filmes, ler livros e viajar ampliam o conhecimento das crianças sobre o mundo. “Isso gera maior poder de argumentação, de raciocínio lógico e capacidade de resolver problemas”, afirma Maria Rocha, diretora pedagógica do colégio Ápice. Mesmo quando a família não tem condições financeiras de realizar atividades que custam dinheiro é possível investir na bagagem cultural: procure saber quais atividades culturais gratuitas há em sua cidade ou faça em casa algumas atividades com ele, como ler um livro ou ver um filme.

9- O seu trabalho

Você já prestou atenção sobre como fala de seu emprego ou de seu trabalho na frente de seus filhos? Está sempre insatisfeito, reclamando e desejando ganhar na loteria para poder parar com a “tortura”? Ou, embora se expresse quando há problemas, também conta sobre as vitórias e conquistas que teve em seu emprego e sobre a importância do trabalho que exerce? Pois saiba que a maneira como você fala sobre sua vida profissional também afeta a imagem que seu filho vai construir sobre o que significa trabalhar.

Com esses pequenos atos, você vai deixar seu filho muito mais preparado para lidar com o futuro profissional que o aguarda pela frente. Coloque em prática!

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo