Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » 9 cursos técnicos gratuitos pelo Senai

9 cursos técnicos gratuitos pelo Senai

O Senai é uma das instituições mais reconhecidas do país pela alta qualidade dos profissionais formados

Olá, leitores!

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) é uma das instituições de ensino mais famosas em todo o país. Com o objetivo de qualificar, habilitar, capacitar e aperfeiçoar as pessoas em mais de 28 áreas de formação, o Senai oferece cursos técnicos e de ensino superior, bem como pós-graduação.

Com unidades em todo o país, ao todo, o serviço já atendeu mais de 55 milhões de profissionais desde sua criação, em 1942. De modo a atender cada vez mais estudantes, a instituição oferece cursos gratuitos e diversas bolsas de estudo.

Dentre as principais opções, o destaque vai para os cursos técnicos, ofertados para jovens a partir dos 14 anos. Eles são reconhecidos por preparar as pessoas para trabalhar nas mais diversas áreas tecnológicas do ramo industrial. Em geral, todos os cursos desse tipo são oferecidos gratuitamente. Aos alunos, fica apenas o gasto com os materiais didáticos impressos (livros e apostilas).

Abaixo, separamos algumas opções que podem se encaixar no seu perfil. Confira:

  1. Técnico de alimentos
  2. Técnico de automação industrial
  3. Técnico de mecatrônica
  4. Técnico de edificações
  5. Técnico de eletroeletrônica
  6. Técnico de qualidade
  7. Técnico de logística
  8. Técnico de mecânica de precisão
  9. Técnico de análises químicas

Para se inscrever nos cursos oferecidos é preciso que o candidato tenha concluído, no mínimo, a 1ª série do Ensino Médio. Além disso, há um processo seletivo composto por uma prova para garantir a matrícula ou não do estudante.

Bolsas de estudo

alunos-felizes

O Senai ainda oferece, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), bolsas de estudo para cursos de qualificação profissional. Criado pelo Governo Federal em 2011, o programa tem como objetivo democratizar o ensino técnico e qualificar os profissionais brasileiros. Atualmente, 47% dos alunos matriculados no programa são do Senai.

O programa oferece cursos técnicos, de qualificação profissional, entre outros, de acordo com o perfil do candidato – como trabalhadores, deficientes, beneficiários do seguro-desemprego, profissionais do exército, estudantes, jovens e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. As opções devem ser escolhidas no site (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 21/12/2016). No entanto, cada pessoa só tem direito a até três matrículas ao ano em cursos oferecidos por meio do Pronatec. Desse total, apenas um pode ser curso técnico.

Além disso, o Senai conta com outras formas de obtenção de bolsa de estudo. Entre outras iniciativas, algumas empresas podem solicitar até cinco bolsas para seus funcionários. Para isso, o empreendedor precisa apresentar diversos documentos, inclusive uma carta de recomendação.

Outra opção é aproveitar a pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para se inscrever nos mais diversos cursos de graduação, formação continuada, entre outros.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo