Você está aqui:Home » Vídeo Aula » Empreendedorismo » 9 atitudes de um empreendedor sustentável

9 atitudes de um empreendedor sustentável

Olá, leitores!

É possível que você já esteja cansado de escutar sobre sustentabilidade, mas essa é uma atitude que todos os seres humanos deveriam ter, você precisa ser sustentável. Atualmente um empreendedor sustentável é mais valorizado, pois saber que uma empresa se preocupa com o meio ambiente, com o equilíbrio econômico e social, ajuda os clientes a tomar as melhores decisões. Você já deve ter comprado algum produto no lugar de outro só porque ele se preocupa com a sustentabilidade e promove ações para ajudar o meio ambiente.

Mas ser sustentável vai muito além de preservar a natureza, envolve muitas outras coisas e é sobre isso que queremos falar. Você como empreendedor sustentável deve ter atitudes sustentáveis e, por isso, vamos citar 9 atitudes que você deve começar a tomar a partir desse momento, para realmente ser um empreendedor sustentável:

1. Saiba o que é e explique para seus empregados – Falar que é uma empresa sustentável é fácil, mas ser uma empresa sustentável não é tão fácil como parece. Para começar a primeira atitude que deve ter é dentro da empresa e com os funcionários, todos precisam saber o que é sustentabilidade e o que a empresa pode fazer para ser cada vez mais sustentável. Crie palestras e dinâmicas para os próprios funcionários criarem alternativas sustentáveis.

2. Comece dentro da sua casa – Não adianta criar um produto sustentável se dentro da empresa vocês não são sustentáveis. Talvez estão jogando um material fora que podia servir para outra empresa fazer um produto. Crie oportunidades para o que você joga no lixo, não descarte simplesmente, o que não serve para você pode servir para outro.

3. Preocupe menos com o lucro – A preocupação exagerada com o lucro da empresa tende a prejudicar os projetos de sustentabilidade. Se você não está sabendo lidar com isso, contrate pessoas que entendam do assunto e podem te ajudar. Sua empresa precisa ter lucro, mas se você leva o nome de uma empresa sustentável, precisa honrar com isso, crie estratégias rentáveis que vão trazer lucro e sustentabilidade ao mesmo tempo.

4. Estude seus conceitos – Quais são as práticas que sua empresa ou organização tem para colaborar com a sustentabilidade? A organização com os funcionários, parceiros e com a sociedade tem surtido efeito e contribui consideravelmente com o meio ambiente? Se sim, que bom, mas se você estudar e rever os conceitos de sustentabilidade da sua empresa e perceber que não estão agindo da melhor maneira, a opção que você tem é reorganizar e fazer diferente.

cidade-sustentavel

5. Comece a fortalecer as ideias – Se tem uma ideia de sustentabilidade para a empresa, mas no momento não é possível implantar, a dica é começar a criar estratégia para fortalecer essa ideia, dessa forma ela vai virar realidade em um momento. Comece a envolver não só sua empresa, mas também os consumidores para que as práticas sustentáveis venham ganhar mais força.

6. Crie a cultura de consumo consciente – Isso pode começar na sua empresa, mas você também pode mostrar aos clientes que é possível ter um consumo consciente. Se sua empresa vende embalagens, você pode criar um programa para que essas embalagens voltem para vocês depois de usadas. Essa é uma forma bem simples de tornar o consumo mais consciente, mas existem muitas outras formas, crie a sua.

7. Entenda as necessidades do seu consumidor – Muitas vezes a empresa trabalha em áreas que o seu consumidor não tem necessidade, voltamos ao exemplo da empresa de embalagens. A empresa de embalagem cria diversas embalagens com tamanhos e formas diferentes, mas um empreendedor que entende as necessidades do consumidor pesquisa e descobre quais as embalagens que o consumidor mais compra e quais são desnecessárias, dessa forma existe uma economia e sustentabilidade.

8. Tenha equipamentos com redução no consumo de energia – Essa é uma atitude que você pode empregar na sua empresa e que vai trazer benefícios para todos, a empresa vai economizar na conta de energia e também vai ajudar o meio ambiente. Essa diminuição do impacto ambiental é importante e torna a sua empresa diferenciada.

9. Crie uma campanha de otimização do transporte – Se sua empresa é muito grande, provavelmente os funcionários não se conhecem, mas uma ótima forma de otimizar o transporte é criando uma campanha. Muitas vezes você tem funcionários vizinhos, eles não se conhecem e vão de carro. Para economizar, a campanha pode unir essas pessoas e fazer com que elas peguem carona e consumam menos.

Com a sustentabilidade não tem prejuízo, portanto invista no futuro.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo