Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 8 recursos de estudo gratuitos para quem vai fazer o TOEFL

8 recursos de estudo gratuitos para quem vai fazer o TOEFL

Olá leitores,

Alguns cursos universitários realizados no exterior exigem uma certificação em inglês. Esta certificação pode ser adquirida realizando o teste TOEFL (Test of English as a Foreign Language) que é respeitado no mundo e reconhecido por mais de 9.000 instituições de ensino superior, universidades e agências em mais de 130 países, incluindo Austrália, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos.

O que você usará na sala de aula poderá ser comprovado pelo teste TOEFL mostrando sua proficiência na língua inglesa. No teste, você poderá ler um trecho de um livro escolar e ouvir uma palestra para então falar ou escrever a resposta, da mesma forma que faria em uma sala de aula.

Antes de começar a estudar veja quem faz o teste TOEFL:

  • Estudantes que planejam estudar em uma instituição de ensino superior
  • Admissões e conclusões de programas de aprendizado da língua inglesa
  • Candidatos a bolsa de estudo e certificação
  • Estudantes da língua inglesa que desejam monitorar o próprio andamento
  • Estudantes e trabalhadores solicitando vistos

Se você se enquadra em um dos itens acima ou somente deseja realizar o teste TOEFL comece a se preparar utilizando estes 8 recursos de estudo gratuito, oficialmente disponibilizados pela organizadora TOEFL:

1. TOEFL Go Anywhere

Há plataformas multimídia com exemplos de questões e material preparatório. Atualizado constantemente, o site também traz a lista de instituições que aceitam o certificado e dá para saber mais sobre como funciona a pontuação no teste.

2. TOEFL iBT Quick Prep

A plataforma traz questões de provas anteriores, para que o estudante teste seus conhecimentos. É possível praticar a parte de leitura, escrita e também de compreensão já que dá para baixar 2 volumes com arquivos de áudio. As questões de expressão oral também estão disponíveis para que o estudante possa se preparar e conhecer o formato da prova.

3. Inside the TOEFL Test

A série de cinco de vídeos traz uma análise mais aprofundada das etapas de escrita e expressão oral do TOEFL. O estudante pode ver como a questão é apresentada, o tamanho médio que os textos escritos devem ter, e também pode ver um exemplo de resposta que recebeu a avaliação máxima. No vídeo também são apresentadas dicas para se dar bem nestas duas etapas.

4. Test Prep Planner

Interessados em montar um plano de estudos até para o dia da prova podem usar o Test Prep Planner que traz um calendário com 8 semanas de preparação e dicas de estudos. Informações relativas às 4 etapas da provas e sobre a metodologia de pontuação também estão disponíveis, assim como dicas de atividades para melhorar as habilidades necessárias para ser aprovado no TOEFL.

5. TOEFL Jorney

O programa é personalizado de acordo com os interesses de cada estudante. Por meio dele também é possível receber dicas úteis para quem pretende morar em um país estrangeiro para estudar e informações a respeito de vistos e oportunidades acadêmicas. Como todas as informações estão em inglês o estudante acaba praticando a leitura no idioma.

6. TOEFL no Facebook

A página do TOEFL na rede social tem atividades de aprendizado e dicas de estudo para melhorar o desempenho no dia da prova.

7. TV TOEFL

O canal hospedado no Youtube tem vídeos de professores de inglês, de quem já fez a prova e também de representantes de instituições que aceitam o certificado. É possível conferir as melhores práticas de estudo e outras dicas para conquistar o TOEFL.

8. Catálogos e páginas em português

Para quem ainda não está afiado no idioma começar pelos catálogos em português pode ser uma boa alternativa. Nele estão reunidos todos os recursos para entender a prova e que ajudam na hora de se preparar para o teste e ter um bom desempenho no dia.

Bons Estudos!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo