Você está aqui:Home » Dicas » Tecnologia » 8 principais marcos da tecnologia na educação

8 principais marcos da tecnologia na educação

Olá, leitores!

Viver sem tecnologia não é mais uma opção viável, principalmente para os que querem aprender e ensinar, incorporar esses avanços no sistema de ensino é fundamental e inevitável.

Não tem como negar a necessidade de tecnologia no mundo moderno. Sem a tecnologia este texto não estaria aqui, nem você, leitor, estaria lendo. Precisamos dela e uma das áreas que mais se beneficiaram com os avanços é a educação.

Seja na forma de ensinar ou na forma de aprender, ambos tem uma facilidade considerável em relação ao que era o ambiente escolar há décadas atrás. A escola ainda é o local mais apropriado para aprendizado, mas a difusão de dispositivos móveis e da internet de rápida transação de dados, permitiu que os estudos pudessem ser levados para qualquer lugar e qualquer situação.

Veja o pequeno resumo da história da tecnologia no ensino que preparamos para você e entenda como o avanço vem otimizando o ensino e facilitando a busca de informação por parte dos estudantes e professores por todo o mundo.

Os principais marcos do avanço tecnológico na Educação

1-  Os vídeos informativos e filmes educacionais em aula

O vídeo cassete ou os antigos projetores representaram uma forma de tecnologia nas salas de aula aumentando a interatividade e informações da aula. Nem tudo pode ser desenhado por um professor no quadro negro ou demonstrado em figuras. Por isso o vídeo foi introduzido dentro das classes, mostrando tudo em movimento é mais fácil que um aluno entenda sobre o que está sendo explicado. Esse tipo de prática acontece desde os anos 1940 e ainda é usada com DVD’s ou vídeos direto da internet.

2- Equipamentos de cálculo

Já usou um ábaco? Pois é, velhos tempos, tempos que não precisam mais ser repetidos com o advento de calculadoras. A calculadora portátil já tem cerca de 40 anos e, apesar de não ser uma prática comum nas escolas brasileiras, usá-las em sala de aula diminuía o tempo em uma operação além de garantir resultados mais exatos, uma grande amiga dos estudantes que poderiam ter mais facilidade em cursos mais complexos como engenharia.

3- Micro computadores

Interatividade é uma das principais ferramentas da educação moderna, e os computadores pessoais (PCs) foram os responsáveis por começar a trazer isso para as escolas. Até hoje o laboratório de informática é algo primordial em uma escola. Softwares com enciclopédias inteiras cabiam em apenas um CD, ou então disquetes com programas simples e interativos para prender a atenção dos estudantes, principalmente quando computadores eram a novidade do momento.

4- Internet

sinal-de-arroba

A internet não só representa um marco na tecnologia mas também uma mudança em toda a estrutura de ensino. Com o surgimento da internet veio uma magnífica gama de conhecimento e estudo na tela de um computador, sem sair de casa. Mesmo que, com as dificuldades da baixa velocidade e alto custo de equipamento de antigamente, era possível ter uma infinidade de conhecimento através da rede mundial de computadores. Nos dias de hoje ela representa a mais importante ferramenta de pesquisa e, quando usada de forma certa, pode abrir um mundo de conhecimento infinito.

5-Automação educacional

Em meados dos anos 2008, deu início a um processo de automação de todo o ensino. Notas sendo postadas na internet para melhor visualização e acompanhamento da vida escolar, a comunicação entre aluno professor foi otimizada através do e-mail, assim como entrega de trabalhos. Isso facilita a comunicação entre casa-escola, ajudando até os pais a acompanhar a vida escolar dos filhos.

6-Acessibilidade

Outra grande ferramenta que veio com o avanço tecnológico é a acessibilidade. Livros nem sempre podem apresentar conteúdo para deficientes visuais, assim como nem sempre o professor pode nem sempre estar apto para atender as necessidades de um aluno surdo-mudo. Com os novos dispositivos eletrônicos, foi possível diminuir esse abismo entre alunos comuns e alunos especiais. Ambos tem a mesma chance de ensino e aprendizado com a tecnologia e felizmente essa é uma tendência que vem aumentando e proporcionando oportunidades para todos.

7- Ensino a distância

Não precisa mais ter faculdade na sua cidade para ter um curso superior. A tecnologia nos proporcionou o ensino a distância, possibilitando uma multiplicação exponencial da procura por ensino, além de gerar oportunidades para pessoas que sempre sonharam em ter um chance nas áreas que lhe interessam. A tecnologia barateou e muito o ensino e por isso podemos ter mais profissionais capacitados e mais pessoas realizadas.

8- Jogos e aplicativos

O último marco na tecnologia educacional são os games e aplicativos. Sejam eles para desktop ou mobile, todos os jogos, em uma certa abrangência, tem algo para ensinar aos estudantes. Os estudantes que sabem como dosar isso tem muito a se beneficiar dessas tecnologias, principalmente os apps. Há alguns que ensinam matemática, outras línguas, histórias, e até os que ensinam a ler e a escrever para crianças menores. Tudo ao alcance da sua mão.  São ferramentas poderosas podendo ser usadas por alunos, professores ou pais para melhorar o conhecimento e o ensino.

Qual a tecnologia mais marcante no ensino para você?

Até o próximo texto leitores!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo