Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 8 passos para se preparar para as provas

8 passos para se preparar para as provas

Olá estudantes!

A vida na escola é boa, encontrar os amigos, conversar, participar de atividades, aprender coisas novas… Mas com certeza, o grande martírio de todos os estudantes são as provas. Sempre bate aquele nervoso pois o aluno não estudou direito ou tem medo que dê branco e várias outras preocupações nesse momento. Para ajudar nessa hora “complicada” disponibilizamos aqui algumas dicas para se preparar para as provas.

O site IOB Concursos separou essas recomendações práticas e objetivas que vão ajudar os estudantes na preparação para os exames. É só se organizar, não deixar nada pra última hora e seguir tudo direitinho, que não tem o que temer. Dê uma olhada:

1 – Reescrever

Muitas vezes temos aquele branco durante uma prova porque não conseguimos memorizar o conteúdo. Uma boa dica é reescrever os pontos principais, pois, dessa forma, estará trabalhando seu cérebro a entender sobre o que está lendo. Ou seja, reescreva tudo aquilo que for importante. Você vai ver como ajuda!

2 – Hora Certa

Nunca estude quando estiver cansado ou com sono. É muito provável que vá esquecer sobre o que está estudando quando acordar. Reserve tempo ler e fazer seus exercícios quando estiver mais bem disposto.

3- Resolver Exercícios

Só sabemos onde estão nossas dúvidas e deficiências quando nos deparamos com problemas. Por isso, não basta ler ou deixar a solução em nossa cabeça. Você tem que saber o caminho que o levou até o resultado final. Resolver problemas ajuda a fixar o conteúdo, além de deixar o aluno mais preparado para as questões da prova. Corrija os exercícios e identifique suas dificuldades.

4 – Ambiente

O ambiente é extremamente importante para auxiliar os estudos. Escolha um local silencioso e agradável. Independente do seu ritmo, tenha em mente que será difícil se concentrar com muito barulho. Procure um lugar confortável, com boa iluminação ou, até mesmo, limpo, pois a bagunça pode incomodar.

5- Televisão

Não existe uma regra para a televisão, algumas pessoas gostam de deixa-la em ligada baixinho enquanto estuda, pois não ficam entediadas. Outras acabam se dispersando demais com o aparelho e não conseguem se concentrar. Portanto, encontre o melhor jeito para você. Se estiver te distraindo demais, opte por deixa-la desligada ou até mesmo ligar uma música relaxante.

6- Planeje

Crie um plano de estudos antes de pegar em qualquer livro. Comece pelas matérias mais fáceis. Assim você já elimina os assuntos mais rápidos e dedica o resto do tempo com as matérias que tem mais dificuldade e que vão demandar mais esforço.

7 – Pausas

Não se esforce muito, não se sobrecarregue. Realize pausas durante os estudos. O cérebro precisa estar fresco e focado para absorvermos as informações, dessa forma, pausa entre os estudos é essencial. Mas lembre-se: nada de exageros ou se distrair com internet, redes sociais e afins. Esses são os grandes vilões da concentração.

8- Dicas rápidas e úteis

  • Durma bem e não abuse do café.
  • Não estude somente um dia antes, estude todos os dias.
  • Evite ficar próximo de amigos estressados.
  • Não dependa muito do professor.
  • Pergunte e procure ajuda quando precisar.
  • Nunca chegue atrasado para uma prova.

Dicas para estudar para as provas nunca são demais, não é mesmo?

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo