Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Vestibular e Enem » 8 músicas para aprender sobre os clássicos da literatura

8 músicas para aprender sobre os clássicos da literatura

Muitas obras que já marcaram diversas gerações são fontes de inspiração para músicos

Olá, leitores!

Os artistas, em sua grande maioria, compõem músicas que retratam algum sentimento ou revelam uma história, sua ou de outra pessoa. A inspiração para isso vem de diversas formas: de um sonho, de memórias, de situações vividas e, claro, de outras obras e artistas – por isso não é raro encontrarmos referências vindas de outros lugares.

Ser influenciado por outra pessoa, música ou livro, no entanto, não é cópia. Na verdade, é comum que isso aconteça, já que a arte sempre está ligada a alguma coisa mais subjetiva. É o caso de filmes que se inspiram em livros ou vice-versa – nos últimos anos, o mercado cinematográfico sofreu influência direta de livros, principalmente os relacionados à comédia romântica.

Esse é o caso também de livros que viram música. Obras que marcam gerações inteiras são retratadas e homenageadas por cantores e bandas de todas as partes do mundo de maneira bela e singela. Muitas vezes, na correria do dia a dia ou simplesmente por estarmos condicionados a ouvir uma música sem necessariamente prestar atenção na letra, não reparamos na história que ela traz.

Por isso, separamos aqui oito músicas que te ajudam a entender um pouco mais sobre os clássicos da literatura. Confira abaixo:

1.Paranoid Android – Radiohead

A música faz referência direta ao personagem Marvin, robô deprimido do livro O Guia do Mochileiro das Galáxias de Douglas Adams. A letra mostra de uma maneira diferente como ele, apesar de ser robô, era bem humano e tinha sensações e sentimentos reais. A obra é considerada um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica e encanta gerações diferentes de leitores em todo o mundo;

2. Dogs – Pink Floyd

O livro A Revolução dos Bichos, de George Orwell, que retrata o comunismo e recria a revolução russa com animais humanizados em uma fazenda, é retratado no álbum Animals, da banda inglesa Pink Floyd. Três faixas se destacam: “Dogs”, “Pigs” e “Sheep”.

3. A hora da estrela – Pato Fu

Inspirada na obra de mesmo nome, a música faz referências diretas a obra de Clarice Lispector. Além do título, a banda retrata e exalta personagem principal, Macabéa. Nacional, essa obra é utilizada largamente nas escolas e, por vezes, em vestibulares.

4. Misty Mountain Hop – Led Zeppelin

Além desta música, o Led Zeppelin lançou um álbum todo inspirado na obra mais famosa de J.R.R. Tolkien, “O Senhor dos Anéis”. A saga é uma das mais vendidas no mundo até hoje;

5. 1984 – David Bowie

A letra de “Nineteen Eighty-Four” foi baseada no livro de mesmo nome, de George Orwell. Na verdade, o álbum Diamond Dogs inteiro teve como inspiração a natureza apocalíptica do livro.

6. Roll Away Your Stone

A banda britânica Mumford & Sons inspirou o seu álbum de estreia, Sigh no More, nas obras de William Shakespeare. Nesta faixa, inclusive, uma das estrofes é retirada do clássico Macbeth.

7. Lord of the Flies

A música do Iron Maiden é inspirada no livro de mesmo nome, de William Golding, um dos mais importantes na literatura britânica. Além dessa, a banda escreveu To Tame a Land, que conta a história de Duna, livro de Frank Herbert, e Phantom of the Opera, que, claro, traz a história do livro Gaston Leroux com base na visão do protagonista.

8. Sympathy for the Devil

A música dos Rolling Stones foi baseada no livro O Mestre e a Margarida, de Mikahil Bulgakov, que retrata a visita do diabo à capital russa durante a década de 1920.

E, você conte para nós qual a sua preferida. Conhece alguma música que foi inspirada em um clássico da literatura?

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo