Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 8 ferramentas digitais gratuitas que ajudam na alfabetização

8 ferramentas digitais gratuitas que ajudam na alfabetização

Olá leitores!

Como hoje em dia as coisas são mais dinâmicas e as informações chegam muito rápido a qualquer um, é muito importante os professores sempre se atualizarem, ou pelo menos, diversificarem seus métodos de ensino e alfabetização dos alunos, para que os estudantes se sintam estimulados e façam parte desse novo processo. As ferramentas digitais, principalmente as gratuitas (de maior acesso), podem ajudar bastante.

Para entender esse novo contexto em sala de aula, a revista norte-americana Edweek, especializada em educação, identificou quatro tendências na alfabetização atual: interação, ambientes personalizados, criação de histórias e envolvimento dos pais. Se antes os instrumentos utilizados se resumiam a lápis e cartilhas, hoje existem inúmeros recursos como jogos, aplicativos, livros digitais e até redes sociais de aprendizagem.

Para os Pais

Os pais também podem e devem participar com o uso das tecnologias digitais. Essas ferramentas propiciam infinitas possibilidades: desde baixar aplicativos educativos no tablet, até incentivar que o filho crie uma história contando sobre a última viagem da família.

O site Porvir reuniu algumas dicas gratuitas que podem ser utilizadas durante a alfabetização. Confira:

1. Pé de Vento (ambiente digital de aprendizagem)

Com jogos, músicas, contação de histórias e conteúdos, a plataforma Pé de Vento faz o jovem aprender através de aventuras de todos os tipos. Voltada para alunos do primeiro ano, a ferramenta reúne diferentes atividades planejadas para durar 32 semanas.  Conforme o aluno realiza tarefas, ele é apresentado a novos personagens e histórias.

2. Ludo Primeiros Passos (jogo online)

Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia, do CNPq, e o Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos, da Fapesp, o jogo on-line Ludo Primeiros Passos apresenta recursos interativos que auxiliam as crianças em diferentes níveis de alfabetização. O game busca associar sons a imagens e conforme o jogador acerta, aumenta o grau de dificuldade, completando sílabas ou palavras.

3. Tartaruga Turbinada (livro digital)

O livro digital Tartaruga Turbinada permite que a criança leia e interaja com a história, mesmo sem estar completamente alfabetizada. Passando o dedo ou o mouse por cima das palavras, é possível ouvir o que está escrito em cada página. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Informação atualizada em 07/12/2015)

4. Livros Digitais (livro digital)

Com a ferramenta Livros Digitais, desenvolvida pelo Instituto Paramitas, os alunos podem ser alfabetizados criando e contando as suas próprias histórias. Eles podem criar seu “mini livro” e até escolher entre quatro layouts pré-estabelecidos, adicionando imagens e textos. Após finalizar, ainda há a opção de imprimir sua publicação ou compartilhar o conteúdo nas redes sociais.

5. Forma Palavras (jogo online)

Para estimular a leitura e a escrita, o jogo Forma Palavras simula o cenário de uma fábrica e pede para que os jogadores organizem letras, dispostas em uma engrenagem, até formarem a palavra indicada pela imagem. Conforme o aluno acerta, ele acumula pontos e muda de fase.

6. Logos ABC (aplicativo)

Seguindo o formato de um Quizz, o aplicativo Logos ABC pronuncia palavras e faz com que as crianças conectem imagem e som. O jogo pode ser utilizando para a alfabetização e aprendizado de inglês e português. O aplicativo está disponível para IOS. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Informação atualizada em 07/12/2015)

7. Aulas Animadas (aplicativos e planos de aula)

Desenvolvida pelo Instituto Paramitas, a plataforma Aulas Animadas reúne jogos e aplicativos de alfabetização para smartphones ou tablets. Para cada um dos games, o site disponibiliza um material para download que apresenta dicas e planos de aula para os professores trabalharem com cada um dos recursos apresentados.

8. Edmodo (rede social)

As redes sociais educativas também podem ser boas aliadas para fortalecer o processo de alfabetização. No Edmodo, por exemplo, os professores podem criar um grupo com os estudantes, compartilhando dicas, ferramentas e estimulando a interação entre os colegas.

Com essas dicas gratuitas, os professores vão perceber que as ferramentas digitais não são o inimigo, mas sim grandes aliados no processo de alfabetização.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo