Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 8 dicas para recém-graduados

8 dicas para recém-graduados

Oi leitores do Canal do Ensino!

Os últimos semestres da faculdade e o período vivido depois da formatura são de emoções conflitantes. De um lado fica a felicidade pela conquista da formação superior e, de outro, oestresse da monografia e das responsabilidades que um diploma trás. Para ajudar você a manter o equilíbrio emocional, separamos dicas que todo recém-formado deve saber, mas poucos levam a sério. Confira:

1 РA iniciativa ̩ sua

O primeiro passo deve ser seu. Muitas pessoas falam que é necessário esperar as oportunidades, mas a verdade é que a responsável por encontrá-las, e muitas vezes criá-las, é você.

2 – Seja seu próprio representante

Ninguém sabe quem você é, o que fez, quais são suas habilidades e por que você seria a pessoa certa para empresa. As únicas informações que os recrutadores sabem são aquelas colocadas em seu currículo. Por isso, muita atenção aos detalhes e informações.

3 – Vai dar tudo certo

Mesmo com toda a ansiedade que essa fase pode trazer é importante que você não tenha uma visão fechada sobre as circunstâncias a sua volta ou pense que esses problemas só acontecem com você. Entenda que mesmo que você sinta todas as portas fechadas, cada erro e dificuldade contribuem com o seu desenvolvimento e amadurecimento.

4 РṆo aceite ṇo como resposta

Não aceite o NÃO das pessoas como a resposta definitiva. Insista, mostre seu esforço, força de vontade e determinação. Eles podem falar mais alto do que qualquer currículo.

5 – Converse com todo mundo

Talvez você esteja acostumado a conversar apenas com seu grupinho de amigos na faculdade, mas se está atrás de oportunidades essa é a postura errada. Não importa quem sejam as pessoas, converse com todas. Elas podem, de forma inconsciente, dar ideias e servir de inspiração para os próximos passos que você irá tomar.

6 РFa̤a alguma coisa

Se você percebe que as coisas não estão evoluindo, não espere em casa para que sua vida de recém-formado vá para frente. Seja voluntário, faça um intercâmbio ou curso e mantenha-se ativo.

7 РṆo se compare com os outros

Assim como as personalidades são diferentes, os caminhos das pessoas também. Só porque o bagunceiro da classe está em uma multinacional não quer dizer que você deve jogar tudo para o alto e mudar de profissão.

8- NUNCA desista

Não importa por quantos problemas você esteja passando, sejam eles profissionais ou não, não desista jamais. O tempo passa, as situações mudam e novas oportunidades são colocadas todos os dias a sua frente para transformar o cenário a sua frente e ao seu redor.

Até logo!

Fonte: Universia Brasil

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo