Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Outros Cursos » 8 cursos gratuitos oferecidos pelas principais universidades na internet

8 cursos gratuitos oferecidos pelas principais universidades na internet

Olá leitores do Canal do Ensino!

Que tal assistir a aulas do MIT e de Harvard sem sair do Brasil e, melhor, sem pagar um centavo por isso? Pois as duas universidades americanas anunciaram, na semana passada, que irão oferecer aulas gratuitas através de plataforma online EdX, que deve ser lançada ainda este ano.

A iniciativa, contudo, não é única. Diversas universidades ao redor do mundo já estrearam seus conhecimentos na web.

Stanford, Princeton, University of Pennsylvania e University of Michigan

Quatro das universidades de maior prestígio nos Estados Unidos firmaram uma parceria para lançar a empresa Coursera, que oferece cursos gratuitos ministrados por professores voluntários.

Os cursos são como disciplinas das faculdades e, além das vídeo-aulas, os alunos participam de exercícios práticos e são avaliados no seu desempenho – inclusive podendo reprovar na matéria.

Há cerca de 40 disciplinas nas áreas de Biologia e Medicina, Matemática, Economia, Sociedade e Informação, Humanidades e Ciências da Computação. Em geral, eles duram de 4 a 12 semanas.

Udacity

Em 2011, o professor de Stanford Sebastian Thrun abriu o curso online e gratuito “Introdução à Inteligência Artificial”. As aulas atraíram cerca de 160 mil alunos do mundo inteiro e incentivaram o professor a fundar a Udacity. A empresa oferece atualmente seis cursos na área de tecnologia, todos gratuitos.

No site da Udacity, o aluno pode se inscrever nas aulas que quiser. Se a matéria for recém-lançada, ele consegue seguir as aulas no ritmo do professor. Os cursos têm duração de sete semanas, com vídeos novos lançados a cada sete dias. Na oitava semana, há exames online.

FGV Online

A Fundação Getúlio Vargas também oferece cursos gratuitos pela internet. As aulas da FGV Online funcionam em módulos de cinco a até 30 horas nas áreas de Finanças Pessoais, Sustentabilidade, Empreendedorismo e Direito, entre outras.

Para fazer os cursos, basta entrar no site e se cadastrar na matéria escolhida usando seu CPF e endereço de e-mail.

Uma vez concluídos os diferentes módulos, o aluno faz uma prova e, se tirar uma nota maior que sete, pode imprimir um atestado de conclusão.

A plataforma brasileira ainda peca pela falta de interatividade e recursos que podem ser encontrados nos sites estrangeiros, mas a FGV Online oferece boas opções para quem quer se atualizar ou aprender sobre novos temas.

Univesp TV

O portal da Univesp TV reúne vídeos de aulas da USP, Unicamp e Unesp que também são transmitidos pela televisão no canal da TV Cultura. Os cursos são, em sua maioria, disciplinas regulares dessas universidades, e as aulas são gravadas conforme elas acontecem – dá até para ver os alunos nas salas e ouvir as perguntas feitas por eles. Há aulas que envolvem linguagem, história, economia e física.

Apesar de as gravações serem profissionais, inclusive com o uso de mais de uma câmera e edição do material final, falta a interatividade que existe em outras opções cursos online. A Univesp TV também não aplica provas aos alunos virtuais e não oferece certificados de conclusão de curso.

Veduca

O site Veduca oferece mais de 4.700 vídeos das melhores universidades dos Estados Unidos com o diferencial: muitos dos vídeos têm legendas em português, que foram feitas de maneira colaborativa por voluntários. Sem pagar nada, o aluno pode assistir às aulas que foram gravadas nas salas de Harvard, MIT, Yale e diversas outras universidades.

O sistema de busca do site é bastante avançado e é possível procurar por vídeos de assuntos diferentes, ou através de universidades e professores específicos. Há cursos em 21 áreas distintas, inclusive artes, astronomia, jornalismo, engenharia, economia e política, por exemplo. Como as aulas são gravações de cursos já dados, não há uma interatividade ao vivo com o professor ou com outros alunos. Tampouco há certificados e provas.

Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas também participa da iniciativa de oferecer aulas online. A Unicamp, porém, não grava um curso inteiro, mas disponibiliza “aulas magistrais” sobre temas específicos de física, literatura, saúde e biologia, por exemplo. O projeto foi lançado em 2011.

Com duração de cerca de uma hora, não é possível mandar perguntas para os professores. Entretanto, os alunos podem sugerir temas para as próximas aulas e comentar nos vídeos para debater o assunto ou receber respostas da Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp.

YouTube EDU

Já há algum tempo o site de vídeos do Google oferece mais do que filmes de gatos ou clipes musicais. No canal de educação do YouTube é possível encontrar aulas de universidades como a Universidade de Harvard (Estados Unidos), Cambridge University (Reino Unido) e Università Bocconi (Itália). A busca pode ser feita por área de conhecimento, universidades e canais diferentes.

Além dos cursos, há também vídeos educativos oferecidos por outros canais, que mostram programas sobre história, ciências e humanidades. O aluno pode, por exemplo, assistir a documentários da BBC ou gravações da Nasa. Muitos dos vídeos possuem legenda.

iTunes U

A Apple também entrou no campo da educação e oferece cursos completos de centenas de universidades no mundo todo. Quem tem o programa iTunes (gratuito) pode encontrar e acompanhar os cursos pelo computador no canal iTunes U. Já para quem tem dispositivos iOS como iPhone, iTouch e iPad, a Apple desenhou um aplicativo de mesmo nome que organiza melhor os cursos e ainda possui espaços para anotações.

As aulas podem ser em vídeo ou áudio e trazem também arquivos para leitura. Para buscar cursos, o aluno pode navegar por temas (desde literatura a linguagem até engenharia e negócios), universidades ou conferir os cursos mais acessados ou mais recentes.

Bom Estudo!

Fonte: Exame

Curta o Canal do Ensino no Facebook e siga os nossos posts no @canaldoensino.

Divulgue este artigo!

comentários (2)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo