Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » 7 passos para analisar uma peça teatral

7 passos para analisar uma peça teatral

Olá, leitores!

Sabe um bom jeito de treinar sua escrita e principalmente seu texto crítico? É fazer uma análise de alguma obra de arte. Uma boa opção é fazer esse exercício com uma peça de teatro. Não sabe como? Então veja aqui 7 passos para analisar uma peça teatral.

Este tipo de análise é indicada para quem já lida com teatro e quer se aprofundar mais no tema.

Para começar, o ângulo do qual você analisa um ato (um segmento em uma peça teatral) e um roteiro inteiro depende do motivo de você analisá-los. Se for um ator, por exemplo, você analisará o ato pelo enredo e os elementos temáticos, mas basicamente focará no seu personagem e as qualidades dele através das ações, palavras e como os outros personagens comportam-se ao redor deste.

Já a abordagem da análise do ponto de vista do diretor é mais amplo e difere de uma análise acadêmica ou literária. Mas, se você estiver analisando o ato da peça para uma aula, as opiniões acadêmicas ou diretoriais fornecerão argumentos mais profundos para seu texto.

Como analisar uma peça de teatro

Análise dos personagens

1- Escreva uma análise para todos os personagens que aparecem no ato. Anote as descrições para quaisquer novos personagens. Faça anotações das descrições deles feitas pelo dramaturgo, tanto físicas quanto comportamentais. Inclua o status socioeconômico de cada personagem, gênero, idade e como ele se encaixa no ato.

2- Encontre personagens (novos e recorrentes) que tragam algo desconhecido à tona ou proporcionam contraste com outro personagem. Anote quaisquer outras funções que você acha que esse personagem possui.

3- Grave como cada personagem interage com os outros. Inclua informações sobre os personagens que se comportam de maneira diferente em uma determinada companhia ou quando estão sozinhos. Pergunte a si mesmo quais as semelhanças e diferenças que cada personagem incorpora e por que o dramaturgo dá essas qualidades particulares a cada personagem. Estude como essas qualidades afetam este ato em particular na peça.

Análise de enredo, tema, ambientação e linguagem

4- Escreva uma análise das ações do enredo neste ato. Anote quaisquer mudanças no enredo ou “ações instigantes” (acontecimentos que mudam a direção do enredo ou estabelecem um problema ou conflito em movimento). Observe se o enredo é linear e fácil de seguir ou complexo. Algumas peças praticamente não possuem enredo e focam-se no personagem ou tema. Anote, se esse for o caso.

5- Observe quaisquer mudanças na ambientação e seu efeito na peça. Pergunte-se se isso é necessário e faz a transição sem problemas. Escreva também como a ambientação do ato contribui para o tema central da peça e qual parte desse tema se mostra neste segmento.

6- Estude como o tema da peça aparece nesse ato. O tema é uma questão implícita de moral do significado humano ou é diretamente indagada na peça. Perceba qual aspecto do tema é destacado no ato. Pergunte-se como a sua interpretação sobre o tema mudaria se você apenas lesse o ato ao invés de toda a peça. Faça uma lista de itens, personagens ou recursos usados como símbolos pelo dramaturgo.

7- Veja como os elementos na peça, como linguagem, ambientação e recursos, aderem a um gênero particular. Se o ato desviar ou distorcer o gênero da peça, anote como isso acontece e suas ideias sobre o porquê.

Parece meio complicado, mas se você seguir cada passo separadamente, vai ver que sua análise da peça de teatro vai ficar muito mais rica. Valorize a arte.

Até mais!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo