Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 7 jogos online para aprender em sala de aula

7 jogos online para aprender em sala de aula

Olá, prezados leitores!

É inegável que a maioria dos jovens e crianças nascidos na “Era digital” preferem os jogos eletrônicos aos tradicionais. Mas estes jogos não são os vilões da educação.

Aos educadores que já dispõem de meios para fazer uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como metodologia de ensino, selecionamos 7 jogos online para aprender em sala de aula. E vamos concordar: a utilização deles como ferramenta pedagógica, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental, são uma ótima forma de estimular a aprendizagem de maneira lúdica e divertida, não é mesmo?

Então, confira alguns destes jogos online desafiadores para várias idades e disciplinas, que podem auxiliar no trabalho pedagógico e divertir os alunos:

1 – Jogo das Contas

As quatro operações são sempre o foco de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, em matemática. Uma boa opção para exercitar este conteúdo é o Jogo das Contas do site Só Matemática. Nele os alunos podem ir treinando e testando seus conhecimentos e habilidades com pequenas operações que vão aumentando em nível de dificuldade do “Fraquinho” ao “Gênio da Matemática”.

Sem a necessidade de cadastro, é uma ótima opção para os professores que gostam de promover campeonatos dentro da turma ou entre salas.

2 – Cidades do Brasil

O jogo Cidades do Brasil é um jogo online do site Jogos Geográficos, especialmente criado para que seus jogadores exercitem seus conhecimentos em geografia. Com o jogo é possível trabalhar as habilidades dos alunos em localizar no mapa as regiões, estados e cidades do Brasil, de uma forma bem desafiadora e estimulante. O jogo tem duas versões, sendo uma delas o Cidades do Brasil Júnior, com menor grau de dificuldade. No entanto o jogo Cidades do Brasil é um jogo para todas as idades e níveis de escolaridade.

Não é necessário fazer registro no site, mas, uma vez cadastrado o participante entra em um sistema de ranqueamento mundial, entre mais de 3 milhões de jogadores, segundo o site. Sem dúvidas esse fator torna a brincadeira cada vez mais interessante e competitiva. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 04/12/2019)

3 – Desafio das Aves

O Desafio das Aves (Este site deixou de exibir o conteúdo. Informação atualizada em 03/10/2017) é um jogo online disponível no site da revista Nova Escola que traz, além de lindas imagens, informações sobre os biomas de nosso país, e as fichas técnicas de suas mais belas e curiosas aves.

O jogo direcionado para o primeiro ciclo do Ensino Fundamental, pode ser também uma excelente forma de trabalhar a interdisciplinaridade em sala de aula, unindo ciências aos conteúdos de língua portuguesa (as fichas, por exemplo) e matemática, já que o objetivo do jogo é comparar as grandezas e medidas, constante nas fichas de cada uma das aves.

pessoa-usando-o-celular

4 – Jogo do Substantivo

O site Só Português, oferece vários jogos online, que exercitam a gramática e a ortografia. Entre os conteúdos do site que podem ser trabalhados ao longo de todo ensino fundamental, o Jogo dos Substantivos é uma ótima opção para complementar o assunto estudado durante as aulas. Além de ajudar a fixar um dos conceitos mais revisados em língua portuguesa, a classificação dos substantivos.

Para utilizar este e outros jogos do site não é necessário preencher nenhum tipo de cadastro obrigatório, basta acessar a página e jogar quantas vezes quiser.

5 – Jogo da Memória: Presidentes do Brasil

A revista Nova Escola disponibiliza em seu site o Jogo da memória: Presidentes do Brasil (Este site deixou de exibir o conteúdo. Informação atualizada em 03/10/2017). Um jogo para ser utilizado nas aulas de História, que traz em suas cartas as figuras dos presidentes que marcaram os períodos da República de 1889 até o presente, seus principais feitos e fatos marcantes.

Sem necessidade de cadastro, o jogo é indicado como uma boa ferramenta de estudo em história, porém o próprio site recomenda que os professores não deixem de orientar os alunos para uma leitura mais abrangente e contextualizada sobre o assunto.

6 – Afunda ou Flutua?

Este jogo é uma boa dica para os professores de ciências que estão trabalhando com seus alunos o conceito de densidade dos líquidos. O jogo Afunda ou Flutua do site Só Física é uma brincadeira bem simples e conhecida por muitos, que consiste em cálculos de massa e volume.

Neste jogo online os alunos irão entrar em contato com conceitos de hidrostática para poderem responder se os objetos em questão afundam, ou flutuam em líquidos de diferentes densidades. Também não há necessidade de cadastro para jogar.

7 – Jogo da Antecipação

No Jogo da Antecipação (Este site deixou de exibir o conteúdo. Informação atualizada em 03/10/2017) da revista Nova Escola, o aluno é desafiado a responder em qual intervalo está o resultado da operação matemática sorteada. Levando-o, desta forma, a usar estratégias de antecipação como o arredondamento do número e a aproximação.

Para isso, o jogo apresenta as opções de escolha de uma das quatro operações em dois níveis de dificuldade. Pode ser bem utilizado com os alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental e não precisa preencher nenhum registro no site.

Gostaram das dicas? Já conheciam, ou já utilizaram estes jogos como ferramenta de ensino? Deixem seus comentários ou sugestões.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo