Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 7 documentários para entender astronomia

7 documentários para entender astronomia

Olá, estudante!

Você é daqueles que se interessa por estrelas, planetas, cometas e tem curiosidade de aprender mais sobre isso? Ou está com dificuldades para associar o conteúdo da escola e busca um auxílio? Bom, para colaborar com ambas as situações, as sugestões serão divididas em dois grupos. No primeiro serão indicados 7 documentários que te ajudarão a entender astronomia de um modo geral e no segundo, 7 vídeos para avançar um pouco mais no conhecimento.

Na Era Digital não é difícil encontrar conteúdo audiovisual disponível gratuitamente na internet, o próprio Youtube é um meio com muitas opções. Nele você encontra aulas dirigidas por professores, infográficos, animações e até séries completas de documentários, que são uma ótima escolha porque contam com uma produção de alto nível que educam e prendem a atenção.

A pesquisa que originou a lista de indicações foi baseada em busca nas produtoras mais conhecidas popularmente por seus documentários como National Geographic, History Channel, Discovery Channel, HBO e CBS, e focada no que encontra-se disponível online, pois normalmente o material televisionado vai ao ar em canais pagos.

Para o primeiro grupo de vídeos selecionados, foi feito um levantamento dos tópicos básicos que são ensinados nas escolas, entre eles: Fenômeno Big Bang; Origem e Evolução da vida no Universo; Formação das Galáxias; Sistema Solar; Buracos Negros; Eclipse; Gravidade.

  • Fenômeno Big Bang

1) History Channel – Além do Big Bang (uma série de nove episódios com cerca de uma hora de duração cada todos legendados).

2) Discovery – Teoria do Big Bang – A história (conta como tudo começou em quarenta e quatro minutos).

  • Origem e evolução

National Geographic – A origem do planeta Terra – documentário completo (o vídeo tem cerca de uma hora e meia de duração, narra a evolução da vida até os primeiros habitantes).

  • Sistema Solar

History Channel – O Universo: A formação do Sistema Solar (São sessenta e cinco minutos).

  • Buracos Negro

1) National Geographic – O monstro da Via Láctea – Buraco negro (quarenta e cinco minutos).

2) Discovery Science – Buracos Negros (Explica o que são, como surgem e aponta algumas curiosidades, tudo em quarenta e quatro minutos).

  • Eclipse

History Channel – O Universo Eclipse total (são quarenta e quatro minutos que ensinam detalhadamente o que é e como ocorre um eclipse).

  • Gravidade

History Channel – O Universo Gravidade (inteiramente na língua portuguesa, são quarenta e quatro minutos).

Agora, seguem mais algumas sugestões para avançar no quesito astronomia, voltado mais para aprender a matéria em diferentes aspectos e utilizá-los em sala de aula.

explosao-no-espaco

  • History Channel – Meteoros: Fogo no Céu (Conta o que são os meteoros e o que são capazes de causar, em noventa minutos sobre o assunto)
  • History Channel – Cometas: Profetas da destruição (O vídeo explica os cometas e suas ameaças para a Terra, tem duração de uma hora e trinta e cinco minutos).
  • National Geographic – Além do Cosmos: O espaço (Trata do universo, gravidade e outras teorias mais profundidade em quarenta e cinco minutos).
  • National Geographic – Além do Cosmos: O Tempo (quarenta e cinco minutos sobre o espaço e o tempo).
  • Discovery Channel – O clima no Espaço (discute o clima nos outros planetas e explica suas causas, são quarenta e quatro minutos).
  • History Channel – O Universo: Galáxias Distantes (Ensina sobre a formação das galáxias, do que são compostas e curiosidades sobre elas, em quarenta e quatro minutos).
  • Discovery Channel – Terra 2100: A Terra em 100 anos (O vídeos faz uma análise das consequências devido a transformações no planeta e o que ainda há de acontecer, isto em quarenta e cinco minutos).

Se você ficou empolgado, explore mais! Tem muito conteúdo de qualidade e tudo explicado com imagens reais, gráficos e comentários de especialistas. Se tem alguma sugestão de vídeos, filmes, documentários, livros (virtuais) ou em outras plataformas, conte para nós.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo