Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » 7 dicas práticas para aperfeiçoar seu inglês

7 dicas práticas para aperfeiçoar seu inglês

Olá amigos!

Não existe segredo, fórmula ou magia para aprender outro idioma. Nesse artigo, não contaremos nenhuma novidade, mas compartilharemos dicas, que se colocadas em prática, poderão aumentar suas chances de sucesso no aprendizado da língua inglesa.

  • Plano de horas estudadas

Enumero todos os seus compromissos, verifique se realmente conseguirá incluir as horas de estudo previstas em sua rotina. Se não for possível, trabalhe com prioridades, remanejando suas atividades. Estudar não requer apenas força de vontade, é preciso muito mais que isso, é necessário colocar em prática o que foi planejado.

  • Frequência

Com a rotina semanal englobando trabalho e atividades escolares, muitas escolas de idiomas abrem turmas aos sábados, com carga de 3 a 4 horas de aula em um único dia. Porém essa não é a melhor alternativa. O progresso na aprendizagem de uma língua depende do contato que o estudante mantém com esse idioma. Se isso ocorrer apenas um dia da semana, será necessário criar estratégias para que esse contato ocorra diariamente. Melhor alternativa é estudar de 3 a 4 vezes por semana, uma hora diária.

  • Contato com idioma

A falta de vocabulário é o grande vilão na comunicação em inglês. Para reverter essa situação, é preciso exposição, manter contato com o idioma. Hoje isso é muito mais fácil, pois temos a disposição músicas, jornais, noticiários, séries, filmes, livros, em inglês. Dedique seu tempo absorvendo o máximo de informação e os resultados serão colhidos.

  • Perseverança

Quem nunca foi dormir domingo pensando naquele projeto de verão, se matriculou em uma academia, comprou roupas, alimentação, tênis, mas acabou desistindo no primeiro mês? Entender que falar outra língua é um projeto de longo prazo ajudará a não desistir no meio do caminho. Toda aprendizagem é particular, algumas pessoas levam mais tempo, outras menos, e um meio de manter-se motivado é sempre comemorar suas vitórias e valorizar seu esforço.

Não tem preço ouvir uma música no rádio e entender o que seu cantor favorito disse naquele refrão, nessa hora, comemore!

  • Banque o Sherlock Holmes

Isso mesmo, esbanje curiosidade! Queira descobrir os significados das palavras, suas aplicações e etimologias, assim você expandirá esse músculo de tamanho incomensurável que é seu cérebro.

  • Supere o medo de errar

É errando que se aprende, leve esse ditado ao pé da letra. Exponha-se o máximo possível. Se encontrar estrangeiros na rua pedindo por informação, arrisque-se! Se pessoas de outras nacionalidades estiverem no mesmo ambiente que você, tente estabelecer diálogo, mostre-se aberto, e não se esconda dentro de uma concha, com medo que apontem seus erros. Com essas conversas é possível aprender muito, verificar onde aplicar as expressões aprendidas em sala de aula, ou em seriados e evoluir a parte de entonação de voz (que é primordial na língua inglesa).

Somos seres singulares, então teste as dicas, adeque às suas necessidades e Good Lucky!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo