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7 dicas para ser um líder de sucesso

Olá, leitores!

Para os donos de muitas start-ups, “ser um líder” é quase um luxo. Já são tantas as preocupações, que essa sempre fica em segundo plano, já que o que eles querem mesmo – a princípio – é sobreviver. No começo, tudo é pensado para ganhar dinheiro e manter a empresa aberta. Só que um líder nato, consegue sim fazer tudo isso. Veja aqui 7 dicas para ser um líder de sucesso.

Quem sabe liderar são aqueles que fazem facilmente as coisas que outros tem dificuldades como tomar decisões, por exemplo. Então, mesmo que você tenho outras coisas para pensar para seu negócio agora, pare um momento e reflita sobre seu tipo de liderança. Ela pode fazer a diferença no futuro. Aproveite o começo do ano para tentar alguma mudança.

Como ser um líder

O empreendedor Mark Suster dá algumas dicas para despertar em você seu senso de liderança:

1- Propósito

Muitos donos de empresa sabem muito bem o que querem e aonde querem chegar. Quando contratam os primeiros funcionários, todos têm aquela mesma missão. Mas com o tempo, e novos empregados chegando, fica difícil para eles terem a mesma “pegada” do começo e esse objetivo vai se perdendo. Por isso é importante sempre lembrar o propósito, a missão que você quer para sua empresa. Pode ser algo simples, apenas um papel, sem nada muito complexo, mas todos devem estar na mesma direção.

Tire um tempo para refletir se esse objetivo está bem definido e relembre sempre aos seus colaboradores. E sem desculpa que está sem tempo! Saber a missão e repassá-la para quem está na luta com você é característica de um líder.

2- Convicção

Tenha convicção sobre sua estratégia de negócio e planos para sua empresa. Não que você não deva mudar quando necessário, mas não adianta apenas seguir a última moda ou tendência de negócios, se ela não se adapta ao que você quer. Novos modelos estão sempre surgindo, mas nem todos são bons para você.

Saiba pelo que você luta, pelo que você acredita e siga seus princípios, mesmo que outros coloquem em dúvida. Claro que se você estiver errado, deve reconhecer, mas é você que tem que saber o que é correto e o que deve mudar.

As pessoas tem medo de mudanças, tem medo de tomar decisões difíceis, mas um bom líder tem convicção e é resiliente.

3- Relacionamentos

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Construir bom relacionamentos é um ponto chave para ser um bom líder. A liderança requer tomar decisões difíceis que não vão agradar a todos. Afinal, não dá para aumentar o salário de toda a equipe, não dá para contratar mais pessoas sempre, ou seja, sempre vai haver alguém insatisfeito. O segredo é ser respeitado como líder e não necessariamente adorado.

Para isso, as pessoas precisam saber por que você tomou aquelas decisões, precisam saber que nada é pessoal e que não há favoritos, e ainda, que você é o líder. Elas precisam respeitar e confiar em você e isso resulta de um tempo em relacionamentos pessoais.

Um bom líder sabe pedir que sua equipe trabalhe mais e quando parar; sabe quando há rivalidades e como resolver isso; sabe lidar com investidores e patrocinadores e o que exatamente eles precisam, bem como com os clientes. O relacionamento com as pessoas é essencial e essa habilidade você adquire com o tempo e a prática.

4- Construindo uma equipe

Assim como relacionamentos, bons líderes constroem equipes. Eles sabem os pontos fortes de cada um e como podem contribuir para a empresa como um todo; sabem adaptar aquele funcionário para o que precisa.

A parte mais difícil de gerenciar uma equipe é saber quando deixá-la caminhar com as próprias pernas e acreditar.

Outro ponto importante é a lealdade. Às vezes, uma pessoa de fora pode parecer melhor no papel, mas aquele funcionário leal à sua empresa, geralmente vai te trazer melhor resultados – não sempre. Reverencie a lealdade, a camaradagem e pessoas que queiram mesmo estar ali na equipe porque gostam. E isso é mais difícil com quem vem de fora.

5- Comunicação

Comunicação: palavra importantíssima para um bom líder. Bons líderes dizem às pessoas o que estão fazendo e por que. São transparentes sobre os objetivos da empresa e como ela está se saindo para chegar a esse resultado.

Crie no seu negócio uma cultura de divulgar os resultados para os funcionários e como eles estão trabalhando para isso. Uma equipe que sabe o que está fazendo de certo ou errado, terá como melhorá-los ou corrigi-los para um desempenho cada vez melhor.

Bons líderes ainda comunicam os investimentos feitos na empresa, cultivam boas relações com a imprensa, trocam experiências e tem bons relacionamentos com outros líderes, explicam o por quê de alguém ser demitido (não deixando possibilidades para fofocas) e, o mais importante, sabem ouvir. Eles perguntam e ouvem opiniões, mesmo que não concordem. Um líder não precisa ser extrovertido, mas deve saber se comunicar.

6- Delegar

Você pode ter um objetivo definido, um produto ou serviço ótimo e uma equipe eficiente à sua volta, mas se não souber como delegar, você nunca será um líder tão efetivo como deveria.

Delegar é difícil para a maioria das pessoas. Sempre pensamos que somos melhores que os outros ou que só nós sabemos fazer tal tarefa; queremos uma perfeição que os outros não sabem.

Mas delegar é exatamente o que liderança é: escolher a direção certa para a equipe, reunir talentos e deixa-los executar as suas capacidades mais plenas. Você pode até checar o trabalho de vez em quando, mas tem que aprender a confiar e aceitar que outras pessoas podem fazer diferente de você e que isso não é ruim.

Se alguém da equipe falhar, você deve descobrir o porque e trabalhar com ele para ver o que pode ser feito de diferente. Afinal, os erros fazem parte do processo. Deixe as pessoas agirem, deixe as pessoas falarem e tenha novas perspectivas para sua empresa.

7- Presença

Finalmente, grandes líderes agem. Ele não pode ser daquele tipo que delega atividades e depois vai viajar; ele está presente, por perto; ele aparece sempre no escritório, responde e-mails, participa de reuniões com a equipe, toma decisões importantes e dá notícias boas e ruins para todos; um bom líder sabe motivar, ouvir e até comemorar. Ele também viaja sim, para tratar de negócios, sempre pensando no bem da empresa, mas ele sempre volta e passa bastante tempo com sua equipe, ao vivo, porque é isso que os líderes fazem.

Anotou? Agora é só colocar em prática para se tornar um verdadeiro líder de sucesso.

Até a próxima!

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