Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » 7 dicas para pedir um aumento de salário

7 dicas para pedir um aumento de salário

Olá, pessoal!

Crise, recessão… e você querendo pedir aumento? Pode sim. Não tenha medo. Se a sua solicitação for bem fundamentada, o pedido pode ser muito justo e oportuno, dependendo da situação. Para você saber o que fazer nesse momento, trazemos aqui 7 dicas para pedir um aumento de salário.

Essas sugestões foram reunidas por Ricardo Haag, diretor da Page Personnel, uma das maiores empresas globais de recrutamento especializado de profissionais de suporte à gestão, parte do PageGroup.

“A negociação salarial pode ser feita a qualquer momento, desde que o pedido seja justo e bem argumentado. É preciso que o funcionário veja qual o papel dele dentro de uma organização e se está sendo remunerado justamente. Tem de avaliar se a remuneração dele está compatível com o mercado. Também precisa apresentar provas bem contundentes de que pode e deve ter um salário melhor”, conta Ricardo Haag.

Dicas para pedir aumento de salário

Como pedir aumento? Veja abaixo as sete dicas do consultor para negociar salários em épocas de crise:

Não pressione o seu chefe

Resultados, metas, cobranças. Tudo o que seu gestor não precisa, neste momento, é de mais pressão. Avalie com calma o momento mais adequado para ter essa conversa.

Trate o assunto com discrição e humildade

Antes de sugerir uma conversa com seu superior, registre em um documento seus resultados e conquistas profissionais. É importante que nesse diálogo haja muita transparência e sobriedade. Mantenha essa conversa de maneira reservada. Remuneração é um tema que sempre causa polêmica. Deixe que seu chefe decida o que é melhor e não sofra interferência de outras pessoas que não tenham ligação direta com o assunto.

Tenha certeza de que os resultados que entrega estão acima da média

Antes de conversar com seu chefe, avalie seu desempenho e como tem cumprido seu papel dentro da organização. Uma conversa com seu gestor sobre salário só fará sentido se você estiver com ótimos resultados e performance excepcional. Será um ótimo argumento para justificar a conversa.

Converse com seu gestor

É essencial que o seu chefe seja um dos principais apoiadores do seu pedido. Mostre a ele que você é importante para os atuais e futuros projetos da companhia e que está disposto a aceitar novos desafios. Seu gestor precisa ver em você que é fundamental para a área em que atua e que está engajado com a companhia e seu emprego. Mas antes de conversar com seu líder, organize seu discurso e apresente a ele fatos e argumentos que justifiquem seu pedido.

Se coloque à disposição para fazer mais do que seu trabalho

Em tempos de crise, a máxima de se fazer “mais com menos” ganha mais importância. Mostre à sua equipe e liderança que está disposto a participar de mais atividades e desafios que sua função exigem. Isso fará com que você seja melhor percebido pelos colegas e chefia.

Caso o aumento não seja possível, não desista

Não desista de suas reivindicações. Se o seu chefe explicar que não há como atender às suas exigências nesse momento, o importante é continuar atuando com profissionalismo. Vivemos um cenário econômico desafiador e muitas empresas não têm como justificar aumentos de custo. Uma eventual queda de rendimento no trabalho pode ser associada ao seu pedido e isto pode pesar contra você. Mantenha o foco e não desanime.

Adapte-se

Se mesmo após todas as tentativas, nada mudar e você ainda realmente quiser continuar trabalhando nessa mesma empresa, deverá se adaptar. O mercado sempre passa por altos e baixos e, em momentos de quedas, procure manter seu otimismo e profissionalismo. Esse tipo de atitude será observada pelo seu gestor e ajudará em um novo cenário.

Essas dicas não são uma garantia de que você vai conseguir o sonhado aumento de salário, mas pode ter certeza que vão ajudar bastante.

Leia com atenção, prepara-se e tome coragem!

Até mais.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo