Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » 7 dicas para conseguir um primeiro emprego

7 dicas para conseguir um primeiro emprego

Olá, leitores!

Conheça algumas técnicas que podem auxiliá-lo na hora de conseguir o primeiro emprego

Existem dificuldades enfrentadas pelos jovens recém-formados do ensino médio na hora de conseguirem o seu primeiro emprego. O mercado de trabalho é competitivo, por isso, é importante que eles estejam preparados e utilizem-se de técnicas para se destacar e conseguir uma vaga no setor que escolherem.

Existe um paradoxo nisso tudo, pois muitas empresas solicitam experiência profissional aos seus candidatos, contudo, como que um jovem que nunca trabalhou, fará para conseguir um emprego se não possui a experiência exigida pelo mercado de trabalho?.

Entretanto, existe outras maneiras do jovem capacitar-se além de experiência profissional. Acompanhe essa série de dicas elaboradas para aqueles que estão à procura do seu primeiro emprego:

1 – Saiba informática

Hoje em dia todo mundo está conectado na internet ou então é um usuário da rede, por isso, pressupõe-se que a grande maioria das pessoas saibam informática. No entanto, essa informação não é verdadeira, pois saber mexer no computador ou ter conhecimento básicos de informática não o deixará capacitado. É necessário que o candidato curse informática de verdade, aprenda a trabalhar com suas ferramentas e até resolver pequenos problemas comuns que podem ocorrer a quem trabalha com computadores. Mesmo que não faça um curso de informática o candidato pelo menos deve estudar os seus aspectos e saber utilizar-se das ferramentas do Office, comumente utilizado em diversos segmentos profissionais e em várias empresas.

2 – Saiba algum idioma

A importância de saber outro idioma além da sua língua materna auxilia seu currículo e é um quesito praticamente obrigatório atualmente. O inglês ainda é umas das línguas mais procuradas pelas empresas na hora de contratar um candidato a uma vaga de emprego, porém o espanhol, o japonês, o alemão e até mesmo o mandarim, são outros idiomas visados nos tempos modernos.

3 – Cursos

Além da informática e de saber outro idioma, é interessante que o candidato procure outros meios de destacar-se dos demais, portanto, os cursos são outras técnicas utilizadas pelos jovens que querem se sobressair na hora de concorrer as vagas de emprego. Por exemplo, se sua intenção é trabalhar num escritório, seria recomendável procurar por um curso de auxiliar administrativo. O que vale é você escolher quais cursos fará de acordo com suas pretensões na áreas desejada para o seu primeiro emprego.

4 – Trabalho voluntário

O trabalho voluntário é um grande diferencial ao candidatar-se a vagas de empregos e muitas empresas dão preferência para profissionais que possuem experiências desse tipo nos currículos, na hora da contratação. Ao exercer algum tipo de trabalho voluntário, o jovem está adquirindo a experiência que as empresas exigem, porém, mais uma vez, vale ressaltar que procurem o voluntariado em áreas correspondentes, parecidas ou próximas às atividades do emprego desejado.

pessoas-conversando-no-trabalho

5 – Experiências e viagens

Visitar seminários, assistir palestras ou participar de feiras ou eventos sobre os segmentos profissionais almejados pelo candidato é uma forma de destacar-se e mostrar-se por dentro dos assuntos e tendências do mercado desejado. Como também, viagens ao exterior, não precisa ser necessariamente um intercâmbio, pois as empresas apreciam profissionais com mais experiências de vida ou conhecedor de outras culturas. Uma boa dica é unir a dica de trabalho voluntário a essa, diversas ONG’s aceitam voluntários em troca de hospedagem em outros países.

6 – Currículo

A elaboração de um bom currículo é outro diferencial importante quando se está em busca do primeiro emprego. A maioria das empresas preferem objetividade e dados claros na hora de selecionarem os profissionais para as entrevistas.  Cada empresa pode ter suas diretrizes e exigências na hora de receber os dados dos candidatos para vagas de emprego, mas, se não for esse o caso, baseie-se nas suas principais qualificações relacionadas à vaga desejada, não suje seu currículo com informações desnecessárias ou que não foram exigidas pela empresa, por exemplo, enviar foto sem a solicitação não fará diferença no processo de seleção, por isso, é desnecessário. Além disso, elaborar um currículo com muitas páginas não seria o ideal, interessante seria se conseguisse passar todas suas informações em apenas uma página, no máximo, duas. Portanto, simplicidade e objetividade são as palavras-chave na elaboração de um bom currículo.

7 – Entrevista

A dica mais importante se refere à entrevista de emprego, pois é onde a maioria dos candidatos às vagas de emprego erram. A primeira dica é manter a calma, porque demonstrar nervosismo não passará uma boa impressão ao entrevistador. A segunda dica seria não mentir na hora da entrevista de emprego e muito menos mentir no currículo. Outra dica, por mais que pareça clichê, é ser você mesmo – os entrevistadores são treinados e podem perceber através de sinais se você está a passar uma imagem que não condiz com sua forma de se comportar ou caso você não esteja a agir naturalmente. Para finalizar, não é ruim se preparar para uma entrevista de emprego, pode-se elaborar uma série de perguntas a si mesmo (Quais são suas qualidades? Seus pontos fortes? Quais pontos precisa melhorar? Entre muitas outras deste tipo), para que na hora você tenha uma boa resposta, mas lembre-se: sempre seja verdadeiro consigo mesmo.

Com essas dicas podemos entender que o segredo na hora de se conseguir um primeiro emprego é capacitar-se.

Até a próxima!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo