Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » 7 curiosidades do mandarim, a língua mais falada no mundo

7 curiosidades do mandarim, a língua mais falada no mundo

Olá, leitores!

Estava achando que a língua mais falada no mundo era o inglês? Se enganou, ele está em segundo lugar, mas é uma língua importante, principalmente para o mundo dos negócios, mas não é a língua mais falada. O mandarim é a língua mais falado no mundo, isso porque é a língua oficial da China. O país é enorme e tem uma população muito grande, por isso o mandarim fica a frente de qualquer outra língua.

Quer saber um pouco mais sobre mandarim e algumas curiosidades sobre a língua mais falada no mundo? Pois iremos mostrar 7 curiosidades do mandarim, quem sabe você não se anima e começa a estudar a língua mais falada no mundo, seria bem interessante para o seu currículo.

Na China existem muitos dialetos, por isso a população sabe falar mais de uma língua, mas o mandarim é a língua oficial e é falado por todos. Esse é um dos idiomas mais difíceis de aprender, até porque cada palavra pode ser pronunciada em 4 formas diferentes, é de assustar não é mesmo? Mas essa não é uma das curiosidades que vamos citar aqui:

Mandarim como língua oficial

Ele não era a língua oficial da China, a verdade é que há pouco tempo o mandarim se tornou a língua nacional do país. Foi em 1956 que o país decidiu que o mandarim seria o idioma oficial e que ele não condenaria o fim das outras línguas faladas na China. Mesmo assim, no início, a língua oficial sofreu forte resistência, no Tibete, por exemplo, a maioria da população que ainda é pobre fala tibetano, apenas algumas pessoas falam mandarim.

Uma língua influenciadora

O mandarim domina grande parte do leste da Ásia e, por causa disso, influenciou várias línguas de países vizinhos como o coreano, japonês e vietnamita. Essas línguas tem muito em comum com o mandarim, mesmo sendo línguas diferentes é possível encontrar características comuns entre as línguas. É como o português e espanhol, são línguas diferentes, mas é possível encontrar semelhanças.

A língua Putonghua

pessoa-tipica-da-china

Nós conhecemos como mandarim, mas na China o nome é putonghua, a palavra mandarim, como conhecemos hoje, surgiu na época em que os portugueses comercializavam com a China no século XVII. Os funcionários do governo Chinês eram chamados de Mandarins, eles eram encarregados de estabelecer contatos comerciais e, por causa disso, os portugueses começaram a chamar a língua falada por eles de mandarim. Esse nome se espalhou com o tempo pelo mundo.

Livros em mandarim

Atualmente não é mais assim, o inglês domina essa área, mas até o século XVIII, boa parte dos livros de todo o mundo e até mais da metade deles eram publicados em mandarim.

Os Jiaguwen

Antigamente os textos chineses eram escritos em cascos de tartarugas e ossos de boi, eles eram chamados de jiaguwen. Por causa disso, boa parte dos escritos entre 1500 e 9500 A.C. estão gravados dessa forma.

Muitos caracteres

O mandarim é composto de aproximadamente 80.000 caracteres, eles são chamados de hanzi. Mas, no dia a dia, no uso corrente da língua, apenas 7.000 hanzi são utilizados, um número muito pequeno em consideração a quantidade de caracteres que existem.

Confusa

Uma grande confusão que o mandarim faz é que, uma mesma palavra, pode ter diferentes significados, tudo vai depender do tom usado. Isso também acontece com o português, mas geralmente são só dois significados, já no mandarim uma só palavra pode significar cavalo, mãe, cânhamo e insultar, tudo vai depender do tom.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o mandarim?

Até mais!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo