Você está aqui:Home » Dicas » Intercâmbio » 6 países europeus para você estudar de graça

6 países europeus para você estudar de graça

Olá pessoal!

Já imaginou estudar no exterior? A maioria já… Mas já imaginou estudar no exterior de graça, ou quase? Pois saiba que isso é possível sim.

O que acontece é que, em geral, muitos estudantes brasileiros que sonham estudar no exterior procuram destinos como Estados Unidos e Canadá para realizar o seu intercâmbio. Só que, muitas vezes esse sonho esbarra em um obstáculo: o alto custo do estudo nesses países.

Uma boa alternativa para quem deseja fazer um curso fora do país é procurar destinos menos tradicionais. Em alguns países europeus, é possível realizar um curso de graduação ou pós-graduação gratuitamente ou baratos. Confira a seguir a lista dos seis países em que isso acontece:

Alemanha

A Alemanha possui universidades públicas de renome internacional, sendo algumas financiadas pelo governo. Não é necessário saber falar alemão para estudar no país: lá são oferecidos cerca de 900 cursos de graduação e pós-graduação ministrados somente em inglês, e as opções de curso são muito abrangentes, indo de engenharia a ciências sociais.

Suécia

O país oferece mais de 900 cursos em inglês, distribuídos em 35 universidades espalhadas pelo seu território. Para estudar nelas, os alunos pagam somente a taxa de matrícula. Para os programas de doutorado, os estudantes são isentos até mesmo dessa taxa.

Finlândia

O país não cobra taxas de matrícula nem de mensalidade para os cursos de graduação e pós-graduação. Além disso, ele oferece um grande número de programas universitários em inglês. Entretanto, o governo finlandês exige que os estudantes internacionais tenham condições de arcar com as suas despesas pessoais. É importante saber que o país financia a educação, sendo a hospedagem e alimentação despesas do próprio aluno.

França

Os cursos de graduação em inglês oferecidos pelo país são na maioria das vezes oferecidos por universidades particulares, tendo um alto custo. Entretanto, existem vários cursos de pós-graduação mais acessíveis, destinados para os estudantes da língua inglesa. Você pode conferir a lista de cursos disponíveis no país através do site Study Portals. Para realizar um curso de francês em uma universidade pública, o estudante terá que desembolsar uma pequena mensalidade (cerca de 200 dólares por mês).

Noruega

As universidades do país não cobram taxas dos estudantes estrangeiros, além de possuir um sistema de ensino superior que prioriza menores turmas, o que facilita o aprendizado. Várias universidades norueguesas oferecem programas exclusivamente em inglês. Vale lembrar que, apesar de oferecer educação superior gratuita, o custo de vida no país na Noruega é muito alto, sendo um dos maiores do mundo. Além disso, lá o inverno é bastante rigoroso. Portanto, se você pensa em estudar no país é melhor se preparar para enfrentar um clima bem diferente do brasileiro.

Eslovênia

A Eslovênia está dentre os destinos de férias mais populares da Europa. O país oferece cerca de 150 programas totalmente em inglês, sendo que os estudantes internacionais pagam apenas uma taxa de inscrição simbólica, no ato da matrícula.

Pesquise as instituições de ensino desses países. Com certeza, você vai achar uma que te agrade. As opções são diversas, e por isso é importante que você imagine como será a sua vida no período em que estiver no país. Culturas, costumes, finanças e até mesmo o clima, pode influenciar na decisão. Uma boa dica é fazer uma lista de prós e contras para facilitar a escolha.

Boa sorte!

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo