Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » 6 livros digitais gratuitos para ajudar professores

6 livros digitais gratuitos para ajudar professores

Olá!

Se você é professor, a essa altura, já deve ter percebido: não adianta querer disputar a atenção dos alunos com seus tablets, celulares e notebooks. Então, por que não se aliar a eles e levá-los para dentro da sala de aula? Em plena era digital, vale a pena repensar a didática e trabalhar com processos de aprendizagem mais colaborativos, que estejam alinhados com os interesses (tecnológicos) dos alunos.

Pesquisa TIC Kids Online 2013, do CETIC.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), revelou que 77% das crianças e adolescentes do Brasil, entre 9 e 17 anos, estão na internet. E mais: computador, notebook, celular, tablet e videogame são os dispositivos mais usados (e adorados) por esses jovens.

Por isso, selecionamos seis livros digitais gratuitos que mostram diferentes maneiras de incluir todas essas tecnologias, de forma eficiente, no processo de aprendizagem dos alunos. Confira a lista, a seguir, e boa leitura!

1. POR QUE OS EDUCADORES PRECISAM IR ALÉM DO DATA SHOW (E COMO FAZER ISSO)
Desenvolvido pela Geekie, startup de tecnologia na educação, o e-book traça um panorama da educação atual e aponta possíveis caminhos para promover a inclusão de tecnologias na sala de aula. O livro ainda indica cursos de capacitação para os professores.

2. GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
Publicado pela Editora Pimenta Cultural, especializada em obras científicas que compartilham conteúdos livres, o e-book reúne artigos de 10 especialistas da área, que abordam diferentes maneiras de promover a gamificação na educação.

3. TECNOLOGIAS NA ESCOLA – COMO EXPLORAR O POTENCIAL DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA APRENDIZAGEM
Desenvolvido pela iniciativa Fronteiras do Pensamento, em parceria com o Instituto Claro, o e-book apresenta, em textos curtos, diferentes ideias para introduzir as tecnologias no processo de aprendizagem. Entre elas, jogos digitais e a criação de blogs.

4. FACEBOOK PARA EDUCADORES
Escrito pelos especialistas em educação Linda Fogg Phillips, Derek Baird e BJ Fogg, o e-book reúne sete maneiras para os educadores integrarem o Facebook à rotina escolar, aproveitando todo o potencial da rede social no campo educativo.

5. RECRIANDO A EDUCAÇÃO – TRANSFORMANDO SISTEMAS EDUCACIONAIS
Versão em português do livro ‘Redesign Education’, elaborado pelo GELP (Global Education Leaders Program), com a participação de líderes mundiais em sistemas educacionais, o e-book apresenta reflexões e experiências de inovação tecnológica na sala de aula.

6. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: PARCERIAS 3.0
Organizado pela Universidade Estácio de Sá, o e-book reúne diversas pesquisas na área de Educação e Tecnologia, realizadas por instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Entre os assuntos abordados nos 12 capítulos da obra estão as redes de aprendizagem online e o uso de Recursos Educacionais Abertos.

Boa leitura!

Deixe um comentário

© 2012-2016 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo