Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » 6 formas de manter o controle emocional no concurso público

6 formas de manter o controle emocional no concurso público

Olá, leitores

Quem vai prestar concurso, já sabe que terá que enfrentar vários obstáculos: a concorrência, os estudos, o controle de tempo e muito mais. Mas se tem uma dificuldade que é quase unanimidade é o descontrole emocional, a ansiedade, a cobrança de si mesmo. Confira aqui 6 formas de manter o controle emocional no concurso público.

Esse é um tipo de problema mais comum em candidatos que não se prepararam bem para os testes, já que, como não estudaram o suficiente, provavelmente estarão nervosos e inseguros. Mas isso também pode atingir quem estudou bastante, pois a pessoa se cobra mais e se sente mais pressionada a ter um bom resultado.

Essa instabilidade emocional inevitavelmente acaba atrapalhando a concentração e o raciocínio, o que faz com que o candidato não consiga responder às perguntas tão bem quanto faria se estivesse mais calmo. Por isso, estar preparado não só por ter estudado, mas a parte psicológica e emocional também, já é uma boa parte do caminho para quem quer se dar bem num concurso público.

Como manter o controle emocional no concurso público

Veja abaixo seguir algumas sugestões para se manter calmo tanto na hora de estudar quanto numa prova. São dicas separadas por especialistas para o site Exame.com:

Exercícios de respiração

Para Rachel Almeida, professora do site Concurso Virtual, um jeito simples para relaxar antes e durante a prova é aprender a controlar a sua respiração. “Quando estamos ansiosos, respiramos mais rapidamente, o que comunica ao nosso cérebro que estamos em perigo. Diminuir o ritmo acalma o organismo”.

Outra dica da neurocientista Carla Tieppo, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, é expirar no dobro do tempo da inspiração. Se você puxar o ar para dentro por 3 segundos, por exemplo, solte-o em 6.

Simulados da prova

Muitos candidatos prestam concursos diversos como forma de se preparar melhor para o seu, mesmo que sejam para vagas que não os interessa. Segundo Rachel, a aprovação em qualquer exame, ainda que seja para um emprego que você não deseja assumir, eleva a sua autoestima e neutraliza a crença de que estar entre os classificados é impossível. Pelo mesmo motivo é importante fazer a maior quantidade possível de exercícios e simulados.

Cuide da saúde

Bem-estar físico e mental estão sempre interligados. Por isso, o equilíbrio emocional depende de cuidados constantes com o corpo. Segundo Rachel, boas noites de sono e atividades físicas constantes ajudam a regular os níveis de cortisol, hormônio relacionado com os níveis de estresse e ansiedade.

Pode parecer que não, mas fazer exercícios também ajuda nos estudos: um estudo da University of Illinois mostra que a prática aeróbica desenvolve partes do cérebro ligadas à atenção e à memória.

Para Felipe Lima, da LFG Concursos, também é ajuda bastante se você conseguir manter uma postura mental paciente e generosa. “Procure não ser tão rígido, reconheça as suas pequenas vitórias e saiba persistir de forma otimista”, aconselha.

varias-expressoes-humanas

Expectativas de familiares e amigos

”Muitas vezes familiares e amigos não compreendem a necessidade das horas a fio que a pessoa passa sobre os livros”, diz Rodrigo Lelis, professor do curso Universo do Concurso-RJ. “Isso para não falar na pressão para que ela seja aprovada, já que está abdicando da vida familiar e às vezes até do emprego para se dedicar aos estudos”.

Para fazer com que todos entendam o seu lado, é importante conversar e falar abertamente, de uma maneira clara e objetiva. Muitas vezes, você só terá paz depois que as pessoas à sua volta  entenderem o seu ponto de vista e passarem a respeitá-lo.

Não esqueça do lazer

Sabemos que a rotina de um estudante não é nada fácil e geralmente exige sacrifícios, mas isso não significa que você deva se privar definitivamente de qualquer coisa em sua vida – ainda mais se for daquilo que lhe faz bem.

Se você gosta de cinema, por exemplo, tente se organizar para assistir a pelo menos um ou dois filmes durante a semana; se adora ir à praia, não deixe de frequentá-la quando possível. “Esses momentos de prazer e relaxamento são fundamentais para aliviar a pressão e não entrar em desespero durante os estudos”, afirma o professor Lelis.

Vida após a prova

Um sofrimento desnecessário que geralmente afeta muitos concurseiros é a falsa ideia de que a reprovação significa fracasso. Para Paulo Estrella, diretor da Nova Academia do Concurso, a felicidade do candidato não pode depender de uma prova.

“A vida segue, outros concursos virão e você será aprovado quando estiver pronto”, diz ele. “Tudo fica mais leve se você tem consciência da dificuldade da sua missão e aceita a situação temporária em que se encontra”.

Viu só como o concurso público não precisa ser um bicho de sete cabeças? Saiba como manter o controle emocional e esteja preparado na hora da prova.

Até próxima.

Fonte: Exame.com

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo