Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » 6 filmes nacionais sobre história para ensinar em sala de aula

6 filmes nacionais sobre história para ensinar em sala de aula

Olá, leitores!

Os filmes são excelentes ferramentas de trabalho em sala de aula. Especialmente quando estamos falando do ensino de história, uma vez que muitos alunos acabam tendo uma certa dificuldade de entender o contexto da disciplina apenas com o conteúdo teórico. Além disso, a mídia audiovisual consegue prender mais a atenção dos estudantes, tornando o ensino mas efetivo.

Confira seis dicas de filmes nacionais interessantes, para os alunos aprenderem história dentro de sala de aula:

Jango (1984)

Jango é um filme dirigido por Silvio Tendler, cujo roteiro é assinado por Mauricio Dias. O filme foi feito seguindo a estrutura de um documentário, com imagens captadas dos acontecimentos que realmente aconteceram no Brasil. O foco das histórias que são contadas é o presidente deposto em 1964, que instaurou a ditadura militar no Brasil.

O documentário acaba sendo muito interessante para os alunos terem uma ideia do que acontecia no Brasil antes deste movimento e quais eram as mudanças que estavam sendo implementadas por Jango e que acabaram criando o cenário propício para a ditadura.

Guerra de Canudos (1997)

O filme Guerra de Canudos é dirigido por Sérgio Rezende e foi criado como uma peça de ficção, mas completamente baseado nos acontecimentos reais. O ator principal do longa é José Wilker, que interpreta o personagem Antônio Conselheiro. A história do filme se passa durante a época histórica do Brasil que ficou conhecida como República Velha.

Antônio lidera um vilarejo que conta com certa de 25 mil sertanejos humildes em uma guerra travada contra o comando da república. A história é interessante para apresentar aos alunos justamente o que foi esta luta de camponeses do sertão nordestino contra os grandes latifundiários.

Ação entre Amigos (1998)

Ação entre Amigos é um filme dirigido por Beto Brant, sendo mais um longa que retrata o período da ditadura militar vivida no Brasil. A história é contada sob a perspectiva de um grupo de amigos. Todos eles foram torturados durante este período da história. A obra toca em alguns assuntos importantes e sensíveis da época, tais como a chamada Lei da Anistia, que acabou perdoando muitos criminosos, assassinos e torturadores da época.

Mauá – O Imperador e o Rei (1999)

Mauá – O Imperador e o Rei é um filme do ano de 1999, dirigido por Sérgio Rezende, que conta com Paulo Betti, Malu Mader, Othon Bastos, Michael Byrne, Antonio Pitanga e Rodrigo Penna no elenco. O papel principal do filme é vivido por Paulo Betti, que interpreta Irineu Evangelista de Souza, um gaúcho órfão de pai e que se tornaria Barão e Visconde de Mauá.

O filme acaba sendo interessante para que os alunos entendam como funcionava a sociedade do Segundo Reinado através deste personagem, que acabou se tornando um dos homens mais ricos da sua época.

Olga (2004)

O filme dirigido por Jayme Monjardim segue o estilo de cinebiografia, apresentando a história da militante comunista Olga Benário, focando especialmente no seu romance com Luís Carlos Prestes. A história se passa durante o governo constitucional de Getúlio Vargas e também durante a Segunda Guerra Mundial, apresentando um bom retrato desta época do ponto de vista brasileiro.

Quanto vale ou é por quilo (2005)

Esta obra é dirigida por Sérgio Bianchi e acabou se tornando um dos filmes mais emblemáticos da história recente do cinema brasileiro. O roteiro foi baseado no conto Pai contra Mãe, de Machado de Assis. De um lado, o filme mostra como os negros eram transformados em mercadoria durante o período de escravidão, no século XVIII. Na atualidade, uma ONG que lucra com a exploração da miséria.

Bons filmes e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo