Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 6 dicas de como se comportar no primeiro estágio

6 dicas de como se comportar no primeiro estágio

Oi, pessoal!

O primeiro estágio é o início da carreira de muitos jovens, onde esse novo profissional pode colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de estabelecer os primeiros contatos com o mundo corporativo. Para você se sentir mais seguro nesse momento, trazemos aqui 6 dicas de como se comportar no primeiro estágio.

Por ser algo novo, mesmo depois de passar pelas entrevistas, a pessoa pode passar por nervosismo e ansiedade. Para ter um bom desempenho, confira algumas sugestões de como se sair bem nesse primeiro estágio.

6 dicas para se sair bem no primeiro estágio

1- Pesquise sobre a empresa com antecedência
É muito importante conhecer sobre a história da empresa como seus produtos, cultura, entre outras informações antes de começar a trabalhar nela. Assim você ficará mais confiante e familiarizado com a organização. Além disso, pode ser uma forma de estabelecer conversas com as pessoas, logo nos primeiros dias, tornando a adaptação muito mais fácil.

2- Seja pontual
Ser responsável e cumprir com os horários é um comprometimento bastante valorizado pelos gestores e colegas de trabalho, sendo assim, principalmente no primeiro dia, é importante chegar no horário para causar uma boa impressão. Saia de casa com antecedência e faça todo o trajeto tranquilamente. Se chegar muito cedo na empresa, tome um café da manhã pela redondeza ou leia um livro enquanto espera dar o horário de entrada. O importante é chegar no horário combinado.

3- Demonstre simpatia e interesse
É sempre bom causar uma boa impressão sendo simpático com todos que se apresentarem e demonstrar interesse por tudo o que for falado. É nesse momento que você irá conhecer o espaço e as pessoas com quem irá trabalhar e conviver diariamente. Procure interagir e falar um pouco sobre você também, causando uma boa primeira impressão.

4- Aposte na discrição
Nos primeiros dias procure observar como é o dia a dia na companhia e como as pessoas costumam se relacionar. Assim você aprende como deve se comportar no primeiro estágio. Mesmo que você seja mais extrovertido e bastante comunicativo, é indicado que tome alguns cuidados para não destoar do ambiente corporativo. Cumprimentar e conversar com os colegas é algo extremamente positivo, mas o equilíbrio, principalmente quando estiver dentro da empresa, é fundamental.

5- Entenda sua função na empresa
Logo que começar no estágio, procure entender como funciona a sua área e, principalmente, qual o seu papel na companhia. Também é preciso saber quais serão suas primeiras entregas e o prazo de cada um dos projetos. Procure se organizar e tirar todas as dúvidas. Então, você poderá iniciar seu trabalho, sempre atento ao cronograma estabelecido.

6- Esteja disposto a aprender
Procure saber o que a empresa espera de um novo estagiário. O aprendizado sempre será um ponto citado. Todos os dias serão oportunidades para isso, por isso é importante estar sempre aberto a receber novas orientações e informações e ser envolvido em novos projetos.

Sempre demonstre interesse e esteja disposto a aprender, assim seu envolvimento com a área e com a companhia será melhor, de modo geral. Nessa etapa, ouvir mais do que falar é algo que sempre deve ser lembrado.

Agora que você já sabe como se comportar no primeiro estágio, compartilhe essas informações com seus colegas.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo