Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 6 atividades físicas que mais ajudam o cérebro, segundo a ciência

6 atividades físicas que mais ajudam o cérebro, segundo a ciência

Olá, leitores!

Já parou para pensar que os exercícios físicos fazem bem não só para o corpo, mas também para o cérebro?

Segundo entrevista cedida à BBC, César Kalazich, especialista em medicina desportiva da clínica MEDS no Chile, disse: “Há várias décadas se acumulam evidências indicando os benefícios da atividade física, tanto aeróbica como de força (ou resistência), na função cognitiva, tempo de reação e memória, entre outras propriedades”.

Embora as pesquisas indiquem que qualquer atividade física, incluindo caminhada, seja benéfica, há evidências de que nem todas contribuem da mesma forma ou geram os mesmos efeitos para a saúde.

Um estudo publicado em 2012, pela Universidade Foro Itálico de Roma, comprovou que os esportes que exigem rápido raciocínio melhoram a função cognitiva, tanto em pessoas jovens como em idosos, o que permite reduzir problemas associados ao envelhecimento.

Veja 6 atividades físicas que mais ajudam o cérebro, segundo a ciência.

Atividades físicas que ajudam o cérebro

A esgrima é um desses esportes que exigem uma rápida tomada de decisões. A velocidade, tanto para atacar como para defender, ajudaria a melhorar as funções cognitivas do cérebro.

A pesquisa partiu da premissa de que atividades em que participantes precisam se mover de forma constante e adaptar-se rapidamente às mudanças podem compensar os efeitos relacionados ao passar dos anos, como problemas de aprendizagem, de memória e tempo de reação.

Para diferenciar os esportes, os pesquisadores estabeleceram duas categorias: abertos e fechados. Por ser repetitivo, o ciclismo é considerado esporte de habilidade fechada.

Já os esportes considerados de habilidades abertas são aqueles em que há tomada de decisões rápidas, reações instantâneas, de precisão em velocidade. Exemplos:

  1. Futebol
  2. Basquete
  3. Vôlei
  4. Esgrima
  5. Tênis de mesa (ping-pong)
  6. Hockey

“Os outros, de habilidades fechadas (repetição de movimentos, ritmo estável), seriam atletismo, ciclismo, boliche e patinação”, explicou César Kalazich, especialista em medicina esportiva.

Combinações de fatores

Para Kalazich, é possível que exista uma combinação de elementos, porque também se observou “que estimular o cérebro com leitura ou jogos tem efeitos semelhantes”.

“Então haveria uma soma da estimulação cerebral/intelectual do esporte específico de habilidades abertas aos benefícios que provoca o exercício em si.”

Benefícios da atividade física desde cedo

O consenso entre os especialistas em medicina desportiva é que a atividade física oferece benefícios a pessoas de qualquer idade. Médicos recomendam fazer exercícios desde cedo, embora nunca seja tarde para começar.

“Observou-se que pacientes idosos melhoram parâmetros como memória, capacidade de reação e capacidade cognitiva em poucos meses (de 3 a 6 meses) a partir de uma rotina de exercícios com orientação.”

Mas ele esclarece que é evidente que os benefícios aumentam se os exercícios começam a ser feitos mais cedo.

“O ideal é começar a praticar exercícios durante a infância, para que isso tenha influência na plasticidade cerebral e na aprendizagem de habilidades de coordenação e capacidade aeróbica e força.”

Kalazich considera que o estudo da universidade italiana oferece um ponto de partida sobre que tipo de exercícios e em que dose são os mais adequados para as distintas idades e capacidades, mas diz que “ainda há muito a investigar”.

Resumindo: atividades físicas sempre! Faz bem ao corpo e ainda exercitam o cérebro. Escolha um esporte que goste e pratique!

Saúde!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo