Você está aqui:Home » Dicas » Aplicativos & Jogos » 6 apps grátis para exercitar e estimular seu cérebro

6 apps grátis para exercitar e estimular seu cérebro

Olá, pessoal!

Você costuma estimular o cérebro?

Se a resposta não, saiba que é algo que deveria entrar na sua agenda. Exercitar o cérebro com frequência desenvolve nossas habilidades e, segundo neurologistas, nos torna mais inteligentes. Dito isso, anote estes 6 aplicativos grátis para exercitar e estimular seu cérebro.

“Estudos sugerem que a rede sináptica é dinâmica durante todo o curso da vida. As que são amplamente empregadas se hipertrofiam, ou seja, há novas conexões com outros neurônios e ligações mais robustas. Por isso, é importante usar o cérebro incansavelmente”, explica a neurocientista Alessandra Gorgulho.

Recursos digitais para estimular o cérebro

Assim como é preciso praticar atividades físicas para manter a saúde, é necessário exercitar o cérebro para manter a saúde mental, defendem alguns especialistas.

Para isso, especialistas acreditam que o uso de recursos digitais podem ser muito úteis dentro do processo.

“Tem alguns tipos de jogos [digitais] e atividades eletrônicas que promovem reflexão, estimulam a tomada de decisão e permitem desenvolver habilidades diversas. Por isso são importantes”, acrescenta Claudio Franco, engenheiro e diretor de inovações da Mind lab, empresa focada em tecnologias educacionais.

Apesar das vantagens, o psicoterapeuta faz um alerta: “A tecnologia deve ser usada com parcimônia. O uso exacerbado pode justamente impedir o ser humano de desenvolver outras habilidades, como o carisma e entusiasmo”.

Leo Fraiman, psicoterapeuta e mestre em psicologia educacional e do desenvolvimento humano reforça que o mais importante é deixar claro que não há uma fórmula, uma receita, um único modo para estimular o cérebro. Cada um tem que achar o quanto de exercício, alimentação, estímulos são necessários para si.

Franco destaca ainda que estimular o cérebro não é apenas treiná-lo em operações quantitativas, como ficar exercitando cálculos de matemática ou a memória.  Aprender novas línguas, conhecer outras culturas, estudar história, por exemplo, também são boas práticas para mantê-lo bem estimulado.

6 apps grátis para exercitar e estimular seu cérebro

1- Fit Brains Trainer

Reúne jogos para aquecer seu cérebro e ajudá-lo a recuperar o foco. Ele possui mais de 360 jogos e treinamentos que prometem ajudar a memória, raciocínio, concentração, resolução de problemas e habilidades cerebrais visuais.

Foi desenvolvido com ajuda de um neuropsicológo. Disponível para iOS.

2- Peak

Seus desenvolvedores o consideram uma academia de ginástica móvel para o cérebro. Ele promete trabalhar com a memória, agilidade mental, resolução de problemas, foco e linguagem por meio de desafios que devem ser jogados regularmente.

São mais de 20 jogos com níveis de dificuldade variados. Além disso, ele oferece gráficos de desempenho. O programa também foi desenvolvido com ajuda de neurocientistas. Disponível para Android e iOS.

3- Elevate

Para deixar o cérebro bem treinado, o aplicativo oferece exercícios para desenvolver habilidades como a memória, a capacidade de concentração, as habilidades matemáticas, a velocidade em resolver problemas, entre outros.

Você escolhe os pontos que deseja melhorar e recebe um treino personalizado. O programa também foi desenvolvido com ajuda de neurocientistas. Disponível para Android e iOS.

4- Lumosity

É um dos aplicativos mais conhecidos. Ele promete manter o cérebro ativo e melhorar as habilidades cognitivas. O programa foi desenvolvido com a ajuda de neurocientistas.

São mais de 23 jogos e você pode montar um treino personalizado, de acordo com as habilidades que deseja desenvolver. Disponível para Android e iOS.

5- Memorado – Brain Games

Com mais de 19 jogos, o aplicativo visa estimular a memória, a concentração, velocidade de resposta e lógica. Foi desenvolvido com ajuda de neurocientistas. Disponível para Android e iOS.

6- Neuronation

Os exercícios do aplicativo se comprometem a desenvolver três habilidades: memória, concentração e raciocínio. Basta 10 minutos de prática diária para ver resultados, segundo os desenvolvedores.

No Neuronation, você também pode criar um plano de treinamento, de acordo com suas necessidades, em 23 jogos. Disponível para Android e iOS.

Com estes apps grátis, seu cérebro vai ficar “forte e musculoso” como se tivesse ido à academia. Pratique!

Até a próxima.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo