Você está aqui:Home » + Popular » 50 museus virtuais para você visitar

50 museus virtuais para você visitar

Olá leitores do Canal do Ensino,

Visite museus, eles são repositórios de História e se comunicam com você por meio de acervos, informação e arte. O Brasil, por exemplo, conta com mais de 3.000 museus e você já visitou pelo menos 5% deles?

Digitalizar para disponibilizar itens de acervo pode ser apenas uma das etapas que um plano museológico prevê para disseminar a informação e comunicar a memória, portanto, navegue por eles, mas os visite pessoalmente também. É sempre um bom pretexto para uma viagem qualquer, fomenta o segmento de turismo, informa, diverte, educa.

Segue lista com 50 museus para você visitar sem sair de casa:

Fonte: Livros e Afins Veja nos comentários abaixo mais opções fornecidos por nossos leitores Um abraço e até a próxima

comentários (20)

  • Marilene Luiz Gomes

    Amo visitar museus, com certeza nos aproxima de um passado importante, realmente não deixa de ser um conteúdo legal para ser trabalhado em sala, é um instrumento didático que nos faz compreender o contexto apresentado de forma objetiva e divertida.
    Adorei a ideia de visitar estes museus virtuais, conhecemos a historia sem sair de casa, estou encantada. Tive a oportunidade de relembrar uma visita que fiz as igrejas de Ouro Preto/MG, que conheci em abril/2014.
    É tudo igualzinho, adorei a rever estas igrejas. Ai que saudades!

    Responder
  • Claudio ribeiro gonçalves

    Por favor incluam o museu virtual da Fisica é muito bom, vale apena ser visitado e conhecido pelas amantes da fisica

    Responder
  • Joelma Ribeiro de Assis

    Visitei o Museu virtual de Ouro Preto e achei muito interessante a história do museu e as decorações das igrejas, principalmente da igreja de São Francisco.

    Responder
  • Ismael Omar (G_Geo 1S15 S1)

    Faço curso em licenciatura geografia , fazendo leituras serve como atividades complementares ? E como posso provar minha participação se o museu não tem nenhum link que certifique ou declare minhas atividades. Quero respostas.

    Responder
    • Redação

      Olá Ismael, tudo bem?
      Somos apenas os divulgadores das iniciativas, sugerimos que você entre em contato diretamente os museus ou com com quem realiza as ações para obter estas informações.
      Abraços.

      Responder
  • Nilva Garcia Pinheiro de Souza (G_Ped 2S14 S2)

    Visitei o Museu da Infância, muito bom, achei maravilhoso os brinquedos, as literaturas e os quadros, dá pra aproveitar muita coisa pra trabalhar com as crianças na educação infantil. vou continuar visitando outros.

    Responder
  • gabriela

    Museu da Infância, um otimo site para trabalhar a cultura infantil com brincadeiras muito produtivas para a educação

    Responder
  • Neide Aparecida Rabelo (A_Qui AP17 M1)

    Visitei o Museu da química, muito bom esses museus virtuais. Ele dá uma boa noção da química, com os acessórios, vidrarias utilizados nos laboratórios mas ele precisa de mais acessórios, vidrarias ,etc. Vi numa feira analítica fragmentos de muitos produtos químicos, que estão dispostos na tabela periódica resinados,tipo “peso de papel” achei muito interessante, talvez seja também para o museu, fotos de elementos químicos,etc.

    Responder
  • Rubens marques

    Boa noite,adorei o museu da coca -cola são 125 anos de tecnologia e mistérios que envolvem esse misterioso xarope,que deixam brancos , negros , amarelos , fascinados e viciados também.

    Responder
  • Rubens marques

    Museu de Ouro Preto , Minas gerais As igrejas são lindas , maravilhosas tanto é que são preservadas pela humanidade , são os últimos anos do seculo XVII,descoberta de minas de ouro,Um museu lindo sem comentários,não podemos esquecer é claro.

    Responder
  • Marimoda

    Adorei a matéria, anotei tuuuuuudo inclusive as dicas dos leitores. Obrigada Bjs.

    Responder
  • Estefanni

    Senhores profesores, o museu aproxima os alunos do conteúdo trabalhado em sala. Ou seja, é um instrumento didático que o faz compreender o contexto apresentado de forma objetiva e divertida. Usem e abusem deles! abraços!

    Responder
  • Márcia Merlo

    Temos também o Museu da Indumentária e da Moda, antigo Museu Virtual da Moda, que ão aparece nessa lista. Vale a pena conferir.

    Responder
  • Calebe

    Vcs nao puseram um museu virtual muito bom: http://www.museuvirtualprotestante.com que conta a história do protestantismo no Brasil e no mundo.

    Responder
  • sonia de oliveira morgado

    Gostei muito, achei um material necessário para aulas extraclasse! Fundamental e Médio!

    Responder
  • Katia

    Por favor, incluam o museu virtual de Cora Coralina é maravilhoso, merece estar na lista.

    Responder
  • Francisco Zorzete

    O MuBE Virtual (www.mubevirtual.com.br) é um banco de dados da escultura brasileira, um acervo digital e colaborativo sobre a produção escultórica nacional, que busca inventariar todas as representações de arte tridimensional em espaços públicos do país, organizando um site abrangente com imagens e informações sobre as obras e seus autores.

    Responder
  • Fernando C. Pinto

    Prezados ,

    Vos enviei uma mensagem para a qual não tive resposta , oferecendo para colocar na vossa coleção de museus virtuais , o Museu Ana Nery , a Associação Comercial da Bahia ( um tesouro) , e os jardins do Museu de Arte Moderna da Bahia ,todos em Salvador .

    Os links .

    http://www.imagem360o.com/projetos/acb/

    http://www.imagem360o.com/projetos/munean/

    http://www.imagem360o.com/projetos/mam-ba/001.swf

    Cumprimentos

    Responder
  • Maria Isabel de Castro Lima

    No Uruguai existe o MUVA, Museu Virtual de Artes do jornal El País, http://muva.elpais.com.uy, que já tem duas sedes e a originalidade de estar situado em dois edifícios virtuais criados por arquitetos, com percursos virtuais dentro dos edifícios virtuais, obras de arte que não se podem ver facilmente por estarem em coleções particulares: quadros, esculturas, murais, textos, vídeos, fotos, reportagens, bibliografia e biografia. Muito interativo e com 70 prêmios internacionais de vários paises do mundo. Grátis online. Podem visitá-lo e agradecemos se o incluírem nesta lista, pois é muito educativo e está recomendado por várias instituições educativoas do mundo inteiro. Se encontra em espanhol e português.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2016 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo