Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 5 motivos para ler sem pressão

5 motivos para ler sem pressão

Olá, leitores!

O Brasil é um país que boa parte das pessoas não possuem o hábito da leitura, o que passa a ser um problema, pois a leitura traz muito benefícios em diversos aspectos como profissionais e pessoais.

A leitura teve grandes poetas e escritores, como Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, João Guimarães Rosa, Jorge Amado, Paulo Coelho, Mário de Andrade, José de Alencar, Manuel Bandeira , Monteiro Lobato, Cecília Meireles, Ariano Suassuna, Vinicius de Moraes, Luis Fernando Veríssimo, entre outros.

Além das obras brasileiras há diversas disponíveis. A leitura possui muitos títulos, linhas, escritores e estilos, isso facilita para quem quer obter o hábito da leitura.

A leitura proporciona boa compreensão de texto, permite conhecer novas palavras, além de exercitar o cérebro e a mente, permitindo que a imaginação voe longe.

Os livros permitem que cada um faça um filme dentro de sua mente, criando diversas histórias.

Ler é uma das melhores maneiras para estudar, obter cultura e conhecimento. Porém ler por obrigação empobrece a leitura.

Para quem deseja começar a ler, há diversas dicas para ler sem ser obrigado.

Dicas para aprender a gostar de ler

menina-feliz-por-ler-um-livro

Muitas pessoas acham que a leitura da sono, preguiça e que todas as histórias são chatas, porém há maneiras de provar que ler é uma das atividades mais divertidas e interessantes.

A leitura possui vários segmentos, como dramas, biografias, contos, poesias, comédias, entre outros. Essa variedade ajuda a gradar diversos gostos. Sendo assim escolher algo que te agrada mais já é um bom começo.

Pesquisar sobre escritórios e seus tipos de obras também ajuda a ter um direcionamento.

Pesquisar sobre títulos mais vendidos ou escritores, também é uma dica, direcionar a busca para o tipo de escrita que o agrada é ótimo.

Há muitas feiras e lojas voltadas para a leitura, feira de livros, sebos, que possuem diferentes tipos de livros,onde é possível até achar títulos antigos mais raros.

Livrarias conceituadas garantem boas opções sobre diversas áreas e se transformam em shoppings da leitura.

Nunca se acomode a um tipo de leitura, é um mundo muito amplo com muitos e muitos títulos que precisam ser descobertos e lidos.
Para quem gosta de tipos de leitura como poesias há uma espécie de reunião que se chama Sarau. Sarau é uma junção de música, dança, conversas, atividades recreativas, e poesias. Esse grupo se reúne para recitar poesias e muitas vezes criar músicas, peças de teatros e etc. É um tipo de evento bom para quem gosta desse lado mais teatral e poético.
A principal dica para aprender a gostar de ler é ler o que agrada, o que causa curiosidade, ânimo, felicidade e tristeza. Um bom livro emite sentimentos, faz com que o leitor queira continuar lendo sempre, sem pensar no fim.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo