Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 5 maneiras que o Google pode ajudar os professores

5 maneiras que o Google pode ajudar os professores

Olá professor!

Você é daqueles que gosta de uma ajuda virtual para ajudar na organização das suas aulas? Então, mais uma pergunta: conhece todas as ferramentas que o Google pode oferecer? Colocamos 5 maneiras de usar os Formulários do Google de um jeito mais prático e rápido.

O Google Forms é uma forma de criar apresentações rápidas que podem ser usadas de diferentes maneiras. O próprio Google pega esses dados e junta numa planilha para facilitar a coleta e compartilhamento. Agora, dê uma olhada nestes 5 jeitos de usar essas funcionalidades para simplificar sua aula.

Coletando informações de contato

No começo do ano, um bom jeito de quebrar o gelo com os alunos é compartilhar um formulário do Google com informações como nome, formas de contato (telefone, email…) e algo interessante sobre cada um. Assim você tem dados importantes dos estudantes e ainda todos ficam conhecendo mais uns sobre os outros.

É bom também coletar informações sobre os pais dos alunos para eventos especiais. Por exemplo: se você quer fazer uma viagem com sua classe, um formulário do Google (Google Form) é uma forma fácil e rápida de pegar contato dos pais. As informações são reunidas num arquivo do Google e você não precisa gastar tempo pegando esses dados depois e já deixa tudo gravado eletronicamente. É o fim da caneta, papel e prancheta!

Atividades no começo e fim das aulas

O Google Forms também pode ser um meio para envolver os alunos em atividades específicas no começo e fim das aulas, como uma tarefa que eles tenham que fazer e mostrar o que aprenderam naquele dia.

Com uma atividade no começo da aula pelo formulário do Google, os estudantes já se envolvem com algo logo que entram na classe, sem perder tempo. Alguns professores usam desde perguntas simples (como você está se sentindo hoje?) até alguma questão sobre a lição de casa do dia anterior. Seria algo que todos têm que fazer antes da aula começar. Assim como, pode ter a mesma abordagem no fim da aula: os estudantes tem que responder uma pergunta no Google Forms sobre a matéria do dia, antes de irem embora. Uma dica é fazer questões de múltipla escolha ou de preencher as lacunas, que são mais ágeis (para isso, pode usar a ferramenta Flubaroo).

Lição de casa

Pegar a lição de casa dos alunos geralmente é uma tarefa dispendiosa. O Google Forms ajuda na organização desse processo. É só criar um formulário com as questões. Aí os alunos respondem através do Google e você terá todas as respostas agrupadas. E ainda: se a lição for alguma coisa que deve ser postada online (blog, vídeo, áudio), com o formulário você coloca todos os links dos trabalhos completos juntos, sem precisar de nada físico.

Pesquisa com os estudantes

Falar sobre alguns assuntos em sala de aula com os estudantes, às vezes é difícil. Quando isso acontecer, você pode usar o formulário do Google para obter respostas individuais sobre as lições favoritas, as coisas que eles não gostam, como está o ritmo do aprendizado e muito mais. Usando essa ferramenta regularmente, os estudantes podem sentir que você está mesmo interessado em cada um deles e em sua educação e ainda proporciona um lugar seguro para que eles deem seu feedback sobre as aulas em si, como melhorar, a interação com os colegas e a melhor maneira para envolve-los no aprendizado.

Avaliações dos alunos

O Google Forms também pode ser usado para fazer anotações sobre trabalhos escolares dos alunos, ajudando seu sistema de dar notas e permitindo um melhor feedback. Como todos os dados são reunidos numa planilha, fica mais fácil transferir as informações para seu caderno de notas e fazer a avaliação de cada estudante. Este vídeo, em inglês, explica melhor.

Essas são apenas algumas das ferramentas mais fáceis e rápidas dentre tantas disponibilizadas pelos formulários do Google.

Aproveite!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo