Você está aqui:Home » Livros Grátis » Literatura Nacional » 5 lugares para aprender sobre a língua portuguesa

5 lugares para aprender sobre a língua portuguesa

Olá, leitores!

Conheça os melhores lugares para conhecer mais sobre a origem da língua portuguesa e seus aspectos gerais

A língua portuguesa é um dos mais complexos idiomas existentes, falamos sobre esse assunto em posts anteriores, como também o fato do português falado pelos brasileiros diferir do português europeu, ou seja, o nosso é ainda mais difícil do que o de Portugal.

Isso se dá devido às mudanças linguísticas que aconteceram através do tempo, pela incorporação de palavras das línguas indígenas e africanas ao nosso idioma e às modificações culturais que aconteceram devido ao regionalismo, pois nosso país é muito maior em questão territorial e isso ocasiona uma mudança nas formas de se falar o idioma, de acordo com cada lugar do Brasil.

Por fim, todas essas mudanças, mutações e incorporações, a língua portuguesa brasileira apresenta um grau elevadíssimo de dificuldade, até mesmo para os próprios brasileiros.

Por isso, o que queremos mostrar com tudo isso é que o português apresenta diversas variações e todos deveriam estudá-lo constantemente, porque as pessoas que mais se destacam na sociedade são as que apresentam boa escrita e boa comunicação, ou seja, são pessoas que dominam sua língua materna.

Então, separemos uma lista com 5 lugares onde se pode aprender mais sobre a língua portuguesa, seja nas suas origens e etimologia, suas respectivas literaturas ou normas e regras gramaticais e outros aspectos linguísticos.

Aproveitam para viajar ao mesmo tempo em que aprende mais sobre o português:

  1. Arquivo-Museu da Literatura Brasileira

O Arquivo-Museu da Literatura Brasileira (AMBL) encontra-se para visitação no prédio da Fundação Casa Rui Barbosa – instituição vinculada ao Ministério da Cultura –, na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

O AMBL fora criado por Carlos Drummond de Andrade em 1972, com a intenção de preservar as “memórias literárias”, de obras e de autores, da literatura brasileira.

O acervo do museu conta com obras dos mais importantes escritores nacionais, inúmeros manuscritos de grande importância histórica que recontam a evolução e a progressão de nossa literatura por todas as suas fases.

Esse é um passeio para se descobrir mais sobre a evolução da língua portuguesa através de grandes obras e de grandes escritores.

  1. Fundação Biblioteca Nacional

A Fundação Biblioteca Nacional, também conhecida como Biblioteca Nacional do Brasil ou simplesmente Biblioteca Nacional, está localizada na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

Inaugurada em 1910, nela encontramos o maior acervo de patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, sendo a sétima maior biblioteca do mundo e a maior biblioteca da América Latina.

O seu acervo constitui-se em 13 milhões de peças, dentre livros, documentos e pertences históricos – até mesmo o prédio é histórico, pois preserva vitrais coloridos, claraboias e escadarias da época, todos elementos da arquitetura neoclássica.

Apesar da maioria dos visitantes visitarem a Biblioteca Nacional devido ao belo prédio e os documentos que contam parte da história do nossa país, podemos encontrar um acervo raríssimo com muitas obras inéditas, primeiros exemplares e manuscritos de alguns livros importantes para a nossa literatura.

Além disso, devido a vastidão bibliográfica, lá também pode ser o lugar onde pode se encontrar a maior fonte de pesquisa sobre a língua portuguesa e suas normas.

  1. Real Gabinete Português

O Real Gabinete Português é mais um prédio tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, localizado na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

Fundada em 1837 por um grupo de quarenta e três imigrantes portugueses, o Real Gabinete Português fora destinado a ser um prédio para preservar a cultura portuguesa na antiga capital do Brasil Império, o Rio de Janeiro.

A arquitetura do prédio apresenta um estilo gótico-renascentista e seu acervo conta com obras portuguesas e edições raras, tais como a primeira edição de Os Lusíadas, de Camões. Além de outras obras de escritores brasileiros da época que ganharam destaque, como Machado de Assis.

A visita pode ser importante para se traçar um comparativo nas principais mudanças da língua portuguesa daquela época, pois fora entre esse período onde esse mesmo idioma acabou se tornando tão diferentes.

Atualmente, o Real Gabinete Português passa por reforma, mas é possível visitá-lo e conhecer seu interior, mesmo sendo ter acesso ao seu acervo por enquanto, vale a pena a visita para se conhecer o prédio e outra vista futura para se conhecer o acervo.

  1. Academia Brasileira de Letrasmachado-de-assis

A Academia Brasileira de Letras (ABL) é uma instituição literária brasileira fundada na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

Inaugurada em 1897 por escritores como Machado de Assis – principal fundador e patrono da instituição –, Lúcio Mendonça, Inglês de Sousa, Olavo Bilac, Afonso Celso, Graça Aranha, Medeiros de Albuquerque, Joaquim Nabuco, Teixeira de Melo, Visconde Taunay e Ruy Barbosa, ela tem o objetivo de cultivo da língua portuguesa e da literatura brasileira.

A ABL é composta por 40 membros efetivos e perpétuos – por isso são conhecidos como imortais – e mais vinte sócios estrangeiros.

A instituição pode ser apreciada através de uma visita guiada em grupos e, além da bela construção histórica onde está instalada, também pode ser visto edições de obras de grande valor histórico e literário.

Além disso, a visita a ABL pode contar muito sobre a evolução da língua portuguesa, pois a instituição fora a responsável por dois acordos ortográficos do nosso idioma.

Alguns projetos culturais e eventos sempre acontecem por lá, como é o caso das leituras dramatizadas de textos teatrais históricos, projeto que estimula a produção literária de textos seculares esquecidos para alunos de escolas, mas também é aberto ao público, feita pelo grupo Dramaturgia de Sempre.

Vale a pena a visita para conhecer mais sobre as origens de nossa língua e a importância da literatura para a criação da tão famosa norma culta do português.

  1. Museu da Língua Portuguesa

Apesar de ter sido destruído parcialmente devido um incêndio no final de 2015, não podemos deixar de lado o Museu da Língua Portuguesa da nossa lista, porque, sem dúvidas, é o nosso maior referencial quando se trata de lugares onde se pode aprender sobre a língua portuguesa.

Localizado na cidade de São Paulo/SP, exatamente na famosa Estação da Luz, o museu apresenta vários recursos interativos e explora o dinamismo do nosso idioma desde sua origem até os tempos modernos.

Dentre suas atrações, existe uma linha do tempo onde você conhece toda a história sobre a língua portuguesa no Brasil, onde podemos analisar todas as mudanças ocorridos no idioma, principalmente as influências de outras línguas.

Sempre haviam exposições temporárias ou itinerantes por lá, na maioria das vezes sobre escritores brasileiros importantes.

Infelizmente, como não poderá ser possível visitá-lo neste momento, resta-nos esperar e torcer para que o Museu da Língua Portuguesa reabra o mais rápido possível.

Esperamos tê-los ajudado, até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo