Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 5 hábitos de universitários bem sucedidos

5 hábitos de universitários bem sucedidos

Olá!

Entrou para a “facul”? Então se prepare para viver novas experiências e mudanças na vida, fazer novos amigos, ter contato com novos professores e matérias, vivenciar um ambiente completamente diferente e, claro, começar a trajetória profissional. E para te ajudar a aproveitar tudo isso do melhor jeito, trazemos aqui 5 hábitos de universitários bem sucedidos, que você pode seguir.

Para que o estudante saia da faculdade realmente preparado para enfrentar os desafios do futuro, ele deve prestar atenção nas pequenas atitudes ao longo dos anos de graduação. Veja só.

Dicas de universitários bem sucedidos

1 – Siga a sua vocação

Ingressou em uma graduação, mas não se identificou? Essa situação costuma ser vivida por alguns estudantes e, de fato, não é um momento muito fácil. Contudo, você não deve ter medo de fazer uma mudança de curso se achar necessário. Não espere demais para agir caso sinta que não tenha nenhuma afinidade com as aulas.

O mesmo é válido para uma experiência de trabalho. Caso perceba que a área profissional não é bem a que você tem afinidade, comece a buscar outras oportunidades. Seguir a própria vocação é o segredo para garantir a própria satisfação.

2 – Busque uma experiência profissional

Durante a faculdade, também é importante começar a investir na sua carreira profissional. Por isso, é interessante fazer pesquisas sobre oportunidades de estágio na sua área de atuação, já que algumas empresas costumam contratar até mesmo alunos no primeiro ano de graduação. Uma boa forma de se manter informado é utilizar redes sociais como o LinkedIn e o Twitter, por exemplo.

3 – Seja determinado

Durante a faculdade, é fundamental que você tenha determinação e comece a pensar nos seus planos para o futuro, mesmo que ainda esteja cursando o primeiro ano. Comece a pesquisar sobre a área profissional em que você gostaria de atuar e busque conversar com quem já trabalha com isso. Um bate-papo com um professor e com outros colegas também pode ser uma boa ideia. Pense que, quanto mais cedo você se planejar, maiores serão suas chances de ter sucesso.

4 – Construa uma ampla rede de contatos

O período universitário é comum entrar em contato com novos professores, colegas de classe e até mesmo de trabalho. Você deve aproveitar essa experiência para investir ao máximo no seu networking, conversando com o máximo de pessoas que puder. Trocar ideias e experiências com os outros pode ser muito útil para o futuro.

5 – Aproveite os momentos de diversão

É certo que, na universidade é necessário se dedicar ao máximo aos estudos e às primeiras experiências de trabalho. No entanto, o lazer também é fundamental na vida do estudante. Aproveite esse período também para se divertir. Você pode ir a festas da faculdade com os seus amigos, praticar um esporte, aprender um instrumento musical ou fazer alguma outra atividade que gosta. Isso é importante para deixá-lo mais feliz e positivo, além de diminuir a sensação de estresse.

Tente seguir essas dicas e aproveite bastante seu período universitário. É uma época muito importante da vida.

Até mais.

comentários (7)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo