Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 5 filmes que inspiram os professores

5 filmes que inspiram os professores

Olá, professores!

O cinema sempre inspirou as pessoas de muitos modos. Diversas obras ao longo do tempo retrataram as delícias e dificuldades em ser um professor e as surpresas que o processo de ensino-aprendizagem podem oferecer.

Os filmes são capazes de nos inspirar e nos motivar a sermos profissionais ainda melhores e compartilham um pouco das angústias e desafios que a profissão possui. Veja 5 filmes que fizeram ou farão parte da sua carreira, seja como uma inspiração ou dando um sentido às suas escolhas:

desenho-de-uma-camera-de-cinema

Sociedade dos Poetas Mortos – 1989

Em uma escola em formato de internato para meninos e adolescentes, o professor John Keating, ex-aluno da mesma escola, a Academia Welton, passa a ensinar Literatura, criticando os valores tradicionais e conservadores (tradição, honra, disciplina e excelência), propondo uma formação mais humanizada. A luta entre o tradicional e o inovador transforma a vida dos alunos para sempre.

O sorriso de Mona Lisa – 2003

A professora recém-formada Katharine Watson consegue emprego no famoso colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte para garotas. A escola, assim como a própria sociedade da década de 1940-1950 a faz lutar contra as normas – as alunas, que eram educadas para serem esposas cativas, passaram a ver as suas possibilidades e se deparam com seus próprios conflitos.

Mentes perigosas – 1995

Quando Louanne Johnson, que é uma ex-militar e professora, passa a lecionar em um colégio em que predomina afro-americanos, latinos e pessoas de uma comunidade pobre, resolve criar estratégias para chegar até os alunos mais resistentes e romper a barreira que os separa de um ensino de qualidade e significação. Ela utiliza aulas de karatê, letras de Bob Dylan e poemas de Dylan Thomas, além de dedicar atenção a cada aluno em seu contexto.

Escritores da liberdade – 2007

Baseado na vida real, o filme Escritores da Liberdade se passa em contexto socioeconômico problemático, com alunos imigrantes, afro-americanos, latinos e de baixa renda, que vivem em gangues e, a princípios, estão fadados ao fracasso, como afirma o próprio sistema em que a escola está inserida. A novata professora Erin Gruwell decide fazer a diferença ao lecionar Língua Inglesa e Literatura para a classe 203, usando elementos que tenham a ver com a realidade dos alunos, ultrapassando questões como o preconceito, as limitações, o determinismo social, etc.

Nenhum a menos – 1999

Neste filme chinês, o professor da escola primária de Shuiquan precisa se ausentar por um mês, e o presidente da pequena aldeia, Tian decide colocar no seu lugar uma adolescente de 13 anos, Wei Minzhi. O professor Gao garante que se ela não permitir que mais alunos abandonem a escola, ela ganhará o pagamento 50 yuan. A classe era composta de alunos do 1º ao 4º ano, e logo no início, a professora se depara com o fato de uma aluna ter sido convidada a ingressar em um programa esportivo e outro aluno, Huike, é obrigado a ir trabalhar na cidade, pois sua mãe está doente e com problemas financeiros. Minzhi parte atrás dos alunos, e com muitas dificuldades, cumpre a promessa inicial que fez ao professor Gao.

Você já assistiu algum destes filmes? Há também outras dicas de filmes que motivam a educação.

Até logo!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo