Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » 5 escritores polêmicos que marcaram a história

5 escritores polêmicos que marcaram a história

Olá, leitores!

Essa é para quem gosta mesmo de ler. Tem coisa melhor do que aquela leitura desafiadora que te faz parar para pensar, mesmo que você não concorde com o que foi escrito? Um apaixonado pelos livros adora esse tipo de desafio. Sendo assim, separamos 5 escritores polêmicos que marcaram a história e que você não pode perder.

Alguns escritores, além de terem feito história com seus pensamentos inovadores, produziram obras que deixaram sua marca mesmo e, ao mesmo tempo, tornaram cada um deles extremamente polêmicos. Seja pelo comportamento, pela escrita, pelos assuntos abordados ou por tudo isso junto, o fato é que ficaram ainda mais conhecidos e, sim, foram reconhecidos.

Apesar de duramente criticados, apontados e julgados, são escritores que, com certeza, valem a leitura. Confira abaixo.

Escritores polêmicos que você tem que ler

  • Charles Bukowski

Bukowski foi um escritor e poeta alemão que chocou – e encantou – o público com seu estilo único e peculiar. Dono de uma escrita obscena, ele narra porres memoráveis, relacionamentos baratos e muitas de suas relações conflituosas e sexuais. Foi claramente influenciado por Dostoiévsky, pelo pessimismo, e Ernest Hemingway, pelas frases curtas e palavras simples, ficando conhecido como poeta sujo.

Dica de livros: Mulheres, Cartas na Rua e O Amor é um Cão dos Diabos.

  • Dan Brown

Praticamente todos os livros do escritor geraram polêmica (e debates eternos), mas, principalmente, os que abordam temas religiosos. O motivo são as revelações, até então confidenciais. A repercussão é tanta que sempre que Dan lança um livro, muitos outros para debater, retrucar e questionar suas teses são lançados na sequência.

Dica de livros: O Código da Vinci, Anjos e Demônios e O Símbolo Perdido.

  • Hunter S. Thompson

Conhecido pelo seu estilo de escrita extravagante, o jornalista Hunter Thompson criou o Jornalismo Gonzo, que se une ao estilo literário e retira as fronteiras entre o escritor e o relato. Conhecido como lenda da contracultura, escrevia completamente entorpecido de diversos tipos de droga, sempre em primeira pessoa e fugindo das estruturas convencionais. Assim, misturava alucinação com realidade, ficção com fatos e informações imprecisas.

Dica de livros: Medo e Delírio em Las Vegas e Rum: Diário de um Jornalista Bêbado.

  • Nelson Rodrigues

Ainda na escola, Nelson Rodrigues ganhou um concurso de redação com um tema sobre adultério. Já adulto, bordava temas delicados para a sociedade da época e, até mesmo, para a sociedade atual. Escrevia sobre assuntos que estavam cobertos por véus que ele, tão bem, soube retirar. Nelson tocava nas feridas sem dó nem piedade e também falava sobre suas imperfeições.

Dica de livros: Meu Destino é Pecar, O Casamento e O Homem Proibído.

  • Sigmund Freud

Sigmund Freud foi um médico neurologista, criador da psicanálise e um dos maiores pensadores que a humanidade já teve. Austríaco, desenvolveu teorias sobre sonhos, sobre a relação entre pais e filhos, sobre a sexualidade infantil e muitas outras, revolucionárias e, sem dúvidas, extremamente polêmicas. Assim, Freud documentou tudo em escritos e livros, tornando-se um escritor reconhecido, pela clareza com que escrevia sobre assuntos tão complexos e intensos e, ao mesmo tempo, um autor questionado.

Dica de livros: A Interpretação dos Sonhos, Luto e Melancolia.

Conheça a polêmica desses escritores, discuta, questione, aprenda.

Boa leitura!

Até a próxima.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo