Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » 5 dicas para melhorar sua compreensão oral em inglês

5 dicas para melhorar sua compreensão oral em inglês

Olá leitores!

Você manda super bem na hora de ler e escrever em inglês, mas tem dificuldades de entender alguém que fala este idioma? Então veja aqui 5 dicas para melhorar sua compreensão oral em inglês.

O que acontece é que essa situação é mais normal do que você imagina: muita gente “trava” na hora de entender, escutar ou falar inglês, justamente porque isso é mais subjetivo: envolve uma porção de fatores, como velocidade em que a pessoa fala e sotaque.

Entender o que nativos falam é mais difícil, porém não impossível.

Cinco dicas para treinar seus e arrasar na compreensão oral

1. Ouça muito em inglês
Escute o máximo de inglês que puder no seu dia: veja noticiários internacionais, ouça músicas, assista a séries e filmes, troque o idioma do GPS… Vale de tudo para ir se familiarizando com a língua. Só não exagere! Tente treinar o ouvido várias vezes ao dia, mas por curtos períodos de tempo. Afinal, nosso cérebro não é uma máquina e, quando desgastado, para de reter informações de forma satisfatória.

2. Foque no contexto
Quando estiver conversando em inglês com alguém, procure identificar palavras e frases-chave para entender o contexto do que está sendo dito e siga com o diálogo. Desapegue dos detalhes! Tentar traduzir cada palavra que escuta só fará você se perder na conversa.

3. Preste atenção na entonação
Nativos em inglês costumam realçar mais as palavras de conteúdo – como substantivos, verbos e adjetivos – em suas falas. Palavras funcionais – como preposições e pronomes – não têm o mesmo destaque. Por isso, para entender a ideia principal do que está sendo dito, procure prestar atenção na entonação e dar preferência às palavras que são destacadas pela voz.

4. Assista a filmes (com o controle na mão)
Eis um excelente exercício para treinar o ouvido: selecione trechos do seu filme favorito e assista várias vezes. Na primeira, coloque legenda em português, para entender o que está sendo dito. Depois, ponha legenda em inglês e tente ouvir cada palavra que é falada pelos atores. Por fim, assista ao trecho sem legenda nenhuma e concentre-se, apenas, em escutar e entender o que é dito.

5. Use a internet
Vivemos em plena era digital, aproveite! Na internet há diversos sites com exercícios e cursos gratuitos para treinar compreensão oral. Sem contar os vários aplicativos para smartphones e tablets. É só baixar e praticar!

Gostou das dicas? Com a prática de escutar em inglês, você pega o jeito rapidinho e melhora sua compreensão oral. Pratique!

Até!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo