Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 5 dicas para escolher o tema do TCC

5 dicas para escolher o tema do TCC

Olá formandos!

Quem faz algum curso universitário, especialização, pós-graduação, etc., chega ao momento inevitável da escrita do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) [site indisponível – 26/07]. O TCC deve ser construído em volta de um tema.

Diante da infinidade de caminhos que encontramos na hora de escolher o tema, é preciso tomar algumas precauções para agilizar e tornar agradável a pesquisa; tais como:

1. O pesquisador deve buscar um tema que tenha afinidade, que goste que desperte o seu interesse, caso contrário a pesquisa será maçante quase uma tortura.

2. No ato da escolha do tema o pesquisador deve levar em consideração o tempo que terá disponível para realização da pesquisa, neste sentido deve buscar sempre um campo de pesquisa que lhe seja acessível.

3. O tema sempre deve estar vinculado à área de estudo do pesquisador, não convém, por exemplo, um biólogo estudar sobre práticas de ensino na Educação Infantil.

4. O tema escolhido deve ter relevância social, ou seja, deve ser interessante. É sabido que não existe um tema que nunca foi estudo, “pérolas” são raras, mas é certo que um mesmo tema pode ser discutido por vários olhares, cabe ao pesquisador dar a sua devida significação e importância.

5. Antes da escolha do tema o pesquisador deve fazer um levantamento bibliográfico superficial, para que não acabe escolhendo temas com pouco referencial teórico, que dificulta muito a pesquisa.

Boa sorte!

-> Conheça método inovador, desenvolvido por professores de banca, capaz de agilizar o seu TCC!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo