Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 5 dicas para aprender assistindo videoaulas

5 dicas para aprender assistindo videoaulas

Oi pessoal!

A Internet vem facilitando a vida de muita gente, principalmente os estudantes. Com o crescimento da banda larga as videoaulas tornaram-se indispensáveis para tirar aquela dúvida que ficou da aula ou simplesmente para obter mais conhecimento.

Pode parecer uma aula convencional, mas o professor só está presente na tela do computador. A educação é que sai ganhando quando o ensino em sala de aula e o ensino online se complementam.

Pensando em colaborar, segue 5 dicas para aprender assistindo videoaulas

1 – Assistir a aula uma única vez não adianta

Se você é daqueles que assiste à aula uma vez e depois “acha” que sabe tudo, devo lhe dizer que está completamente enganado. Ninguém aprende de verdade assistindo a aula unicamente uma vez.

2 – Anotar faz bem para o cérebro

Se você fizer anotações durante a aula estará aumentando muito a capacidade de memorização, pois provavelmente tudo que você anotar irá lembrar depois mesmo sem consultar as anotações.

3 – Praticar é preciso

Se você for assistir a uma aula sem a intenção de praticar o que está sendo ensinado, nem assista. Já dizia o velho ditado “a prática leva à perfeição”, então após assistir e anotar, é hora de praticar.

4 – Distrações não combinam com estudo

Se você costuma ter outras janelas (Facebook, YouTube, Twitter, Skype entre outros) abertas durante seus estudos, ponto negativo. Qualquer distração durante um assunto que exige concentração irá tirar o foco e fazer você esquecer grande parte do que já aprendeu.

5 – Técnica correta de estudo

Técnica de estudo: Assista três vezes a uma aula obedecendo ao seguinte script:

  1. Na primeira vez que assistir a uma aula, somente ASSISTA, sem anotar nem praticar nada. Apenas observe tudo que é feito com calma e muita atenção;
  2. Na segunda vez que assistir, faça anotações sobre pontos que considera importante sobre o assunto tratado;
  3. Depois de assistir duas vezes e anotar os pontos importantes, é hora de praticar, logo tente executar tudo que foi ensinado, consultando apenas suas anotações;
  4. Se ficarem dúvidas, assista novamente a aula (terceira vez) e reforce as anotações, adicionando tópicos que antes não foram observados.

Depois de assistir duas (ou três) vezes uma aula, se você ainda tiver alguma dúvida é hora de perguntar ao professor,  pois aí sim é uma verdadeira dúvida e não distração ou falta de atenção em algum ponto.

E você, tem alguma dica para compartilhar? Deixe seu comentário.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo