Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 5 dicas para acabar com a apreensão nos vestibulares

5 dicas para acabar com a apreensão nos vestibulares

Olá, estudantes!

Fazer prova de vestibular é bem complicado, sempre dá aquele “frio na barriga”, principalmente se é pela primeira vez. Mas isso é bem normal, se você está apreensivo com a prova pode ter certeza que muitos vão estar como você. Fazer um exame que pode definir sua vida é realmente algo para deixar muitos estudantes angustiados, mas não precisa ser assim, por isso nós vamos mostrar 5 dicas para acabar com a apreensão nos vestibulares. Seguindo essas dicas pode ter certeza que vai sair até melhor na prova.

Antes de conferir as dicas não deixe de ler outros artigos que temos sobre esse assunto, tratamos muito sobre o Enem, as questões que mais caem e outras dicas para estudar e colocar em prática. O vestibular não acontece em apenas um dia, a prova é um ou dois dias, mas você vai passar pelo menos um ano estudando para ele, por isso. não leve na brincadeira e esteja preparado para ele.

1 – Estude – Parece até brincadeira dizer isso. Como uma pessoa faz uma prova de vestibular sem estudar? Porém, quando falamos ESTUDE, queremos dizer para você estudar mesmo, se dedicar, sentar e ficar por horas estudando, física, química, geografia e tantas outras matérias. É dessa forma que você vai acabar com a apreensão nos vestibulares, pois uma pessoa que estuda e se capacita não terá problema na hora de fazer uma prova, pode até ter dificuldade em uma ou outra questão, mas será muito mais simples.

Muitas vezes o estudante está até calmo, mas quando começa a fazer a prova e percebe que não sabe algumas questões, ele fica nervoso. Por isso, nossa primeira dica é estudar, estude muito, estude todos os dias, essa preparação é necessária.

homem-com-a-mao-no-queixo

2 – Controle a ansiedade – É importante começar a trabalhar essa área antes de chegar a prova, se você é muito ansioso é importante controlar. A ansiedade está muito ligada a apreensão nos vestibulares, os estudantes sabem a importância de um Enem, por exemplo, por isso ficam muito ansiosos. Se você tem dificuldade de controlar a ansiedade sozinho procure ajuda, conversar com um psicólogo meses antes da prova pode te ajudar.

3 – Alivie a tensão antes da prova – Antes da prova você não precisa continuar “ligado” nos livros estudando todo o tempo, se você estudou e se capacitou um ano inteiro para a prova, não adianta estudar mais um pouco. Por isso nossa dica é aliviar a tensão antes da prova, saia com os amigos, assista um filme, navegue na internet e use as redes sociais, mas evite o assunto prova ou vestibular. Nessa hora é importante se distrair um pouco, fazer outras coisas e se divertir, essa é uma ótima forma de acabar com a apreensão nos vestibulares.

4 – Saiba lidar com o esquecimento – Sabe aquele momento da prova em que você lê a questão, sabe que estudou isso, mas não lembra? Isso é comum e você não pode ficar apreensivo com isso, se leu, tentou pensar e não conseguiu, siga em frente. Faça as outras questões, é muito importante não parar tempo demais para pensar em uma questão, a melhor forma de lidar com o esquecimento é tentar lembrar, se passou um minuto ou um pouco mais e você não lembrou, passe para a outra pergunta.

Muitas vezes você vai lembrar a resposta da questão fazendo uma outra. O famoso “dar branco” não é permanente, ele acontece exatamente com a apreensão que estará sentindo, por isso siga nossas dica, assim você não vai ter dificuldade na hora da prova e, mesmo com essa dificuldade, vai acabar lembrando.

5 – Não esqueça suas coisas – Separe tudo um dia antes da prova, se você vai fazer uma prova de vestibular em um dia pela manhã, já deixe tudo separado como caneta, lápis, borracha, água, biscoito e outras coisas que deseja levar. Algumas provas têm regras sobre o que levar, não deixe de ler, assim você não esquece nada e nem leva coisas a mais ou desnecessárias.

Essas são as nossas 5 dicas para acabar com a apreensão nos vestibulares. Estudante, saiba que fazer uma prova de vestibular não é fácil, mas se dedicar e estudar pra valer é importante, não deixe de anotar essas dicas e colocá-las em prática, algumas delas você já pode começar a fazer.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo