Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 5 Dicas de dicção para apresentações

5 Dicas de dicção para apresentações

Olá, amigo leitor!

Está pronto para conhecer nossas 5 Dicas de dicção para apresentações, de modo que consiga arrasar na próxima vez que for a público? Veja!

É natural que quando se tem uma reunião importante ou uma apresentação para fazer, o nervosismo tome conta e acabe atrapalhando a fala e a dicção das palavras. Estar preparado e ter ensaiado aquilo que fará parte do discurso é imprescindível para se sair bem nessa situação.

Afinal, não tem nada mais desagradável do que ficar gaguejando ou não conseguir pronunciar uma palavra corretamente quando todos estão com os olhos voltados para você.

Dicas de dicção para apresentações

Por isso, selecionamos algumas orientações e exercícios para evitar problemas na hora da apresentação. Confira!

Espelho

O espelho é sempre seu melhor amigo. Além de te deixar mais à vontade com a sua imagem, ele ainda permite que você se assista como um espectador. Pegue matérias de jornais, revistas ou textos de internet e pratique a leitura frente ao espelho.

Faça também um exercício que ajuda muito atores e atrizes a melhorar seu desempenho. Selecione algumas poesias, músicas e poemas e os leia em voz alta, colocando sentimento e emoção nas palavras.

Isso ajuda a dar a entonação correta em momentos cruciais, além de melhorar a dicção permitir que você corrija posturas e expressões faciais.

Gravação

Filmar ou gravar o áudio de exercícios com um celular é positivo para se fazer uma análise póstuma de entonação, postura, dicção, gesticulação, altura da voz, firmeza, entre outros aspectos.

Simule uma apresentação e após analisa-la, anote os pontos que não gostou. Repita o exercício refazendo as partes que você notou que precisam ser melhoradas. Continue a gravar e refazer até que o resultado seja satisfatório.

Cinema

Para dar uma relaxada e ainda estudar, outra dica valiosa são os filmes. Vá a uma sessão de cinema e preste atenção nos diálogos, expressões, dicção dos atores, entonação e no movimento corporal dos artistas.

Além de filmes novos, vale fazer uma sessão ‘remember’ com clássicos como “Casablanca” e “O Poderoso Chefão”. Os filmes do eterno Carlitos, estrelados por Charles Chaplin, também são válidos, uma vez que não possuem falas e tudo têm que ser passado pela linguagem corporal.

Televisão

Faça o mesmo com a televisão. Ao assisti-la, mantenha seu lado crítico aflorado, atentando-se aos diferentes tipos de vozes, o ritmo empregado nas frases, volume, trejeitos dos apresentadores/atores/cantores.

Também vale dar uma olhada no cenário e na composição da tela, a fim de pensar na composição da sua apresentação/reunião.

Os telejornais, igualmente, são válidos para se preparar. Eles são breves, claros, de uma maneira que todos os públicos podem acompanhar. Em pouco tempo, eles conseguem passar muitas informações, mesclando ferramentas de áudio e vídeo, postura sóbria e voz firme, com poucos gestos, mas que complementam o que está sendo anunciado.

Exercícios

Trava-línguas é uma das melhores maneiras de deixar sua dicção mais clara e sua fala mais desenvolta. A indicação é repetir cinco trava-línguas por três vezes diariamente.

Seguem algumas opções:

“O rato roeu a roupa do Rei de roma, a rainha com raiva resolveu remendar. ”

“Se o Pedro é preto, o peito do Pedro é preto e o peito do pé do Pedro também é preto. ”

“A aranha arranha a rã.
A rã arranha a aranha.
Nem a aranha arranha a rã.
Nem a rã arranha a aranha. ”

“O tempo perguntou pro tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que não tem tempo pra dizer pro tempo que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem.”

“O sabiá não sabia
Que o sábio sabia
Que o sabiá não sabia assobiar.”

“O que é que Cacá quer? Cacá quer caqui. Qual caqui que Cacá quer? Cacá quer qualquer caqui.”

E aí? Qual das dicas de dicção para apresentações que você mais gostou?

Comente!

comentários (1)

  • vasti

    A melhor dica , que eu achei foi a da aranha que arranha a rã ,Simplesmente , porque é um pouco difícil de falar , e principalmente 3 vezes.Se a pessoa falar na ponta da língua está aprovada(o) para falar em público !

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo