Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 4 tabelas periódicas para você estudar online

4 tabelas periódicas para você estudar online

Oi, estudantes!

Quando chega a hora de estudar química, uma das maiores dificuldades de alunos e professores é aprender – e ensinar – a tabela periódica de um modo eficaz. Por isso, trazemos dicas de 4 tabelas periódicas online que vão facilitar o estudo de todos.

Hoje em dia há diversos recursos online que tornam muito mais simples e divertido entender a tabela periódica.

A Tabela Periódica

A Tabela Periódica dos Elementos que todo estudante tem em algum lugar na mochila e nas páginas do livro de química foi pensada originalmente pelo químico russo Dmitri Mendeleiev, que quis organizar os elementos de acordo com suas propriedades físicas e químicas.

Mas tem hora que cansa consultar a tabela de papel. Fora que é fácil de perder, amassar, manchar… Por isso trazemos aqui quatro links separados pelo Guia do Estudante para quem quer estudar química e ter sempre à mão uma tabela mais divertida para consultar.

Tabelas periódicas online

Tabela Periódica do Guia do Estudante

Está estudando química em casa, mas não tem uma tabela de papel por perto para consultar? Basta acessar o site do Guia e em segundos terá uma tabela completa para checar números e propriedades.

Você pode consultar a sigla, o número atômico, o peso atômico e a configuração eletrônica, além de propriedades como raio atômico e energia de ionização. Também dá para separar os elementos em metais, não-metais e gases nobres.

Tabela Periódica Dinâmica

A Ptable (de “Periodic Table) é uma tabela interativa que permite você organizar os elementos químicos e estudar diversas de suas propriedades. Quando você clima em um elemento, uma nova janela traz suas características principais, aplicações, história, presença na natureza e imagens.

Além disso, você organiza a tabela de acordo com o que você quer estudar. Basta um clique para organizar famílias, períodos, a disposição dos átomos em cada camada e subcamada e propriedades como ponto de fusão, eletronegatividade e eletroafinidade.

Nova Tabela Periódica

A revista Superinteressante disponibilizou a “nova tabela periódica”, uma proposta do professor Philip Stewart, da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Ao invés de organizar os elementos em linhas e colunas, o professor conseguiu organizá-los em espiral de maneira crescente, de acordo com o número de prótons. Como parecem planetas em suas órbitas, o modelo foi batizado de “galáxia química”.

E os elementos realmente ficam organizados em fila: gases nobres, metais alcalinos, alcalino-terrosos…

Jogo da tabela periódica

Esse link não é para consultar uma tabela periódica, mas para jogar e testar seus conhecimentos sobre os elementos. Já estudou química? Então pode relaxar e jogar, aprendendo.

O objetivo do jogo é ligar o símbolo químico à imagem dos objetos feitos com tal elemento.

Viu só como estudar tabela periódica não precisa ser, necessariamente, algo chato?

Bons estudos.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo