Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 4 livros para desfrutar no segundo semestre

4 livros para desfrutar no segundo semestre

Olá, leitores!

Sempre é importante não deixa a cabeça “atrofiar” nesse período, precisamos exercitá-la, e o que é melhor para o exercício da mente do que ler um bom livro.

Não importa o que você goste de ler, apenas leia durante as férias, com a cabeça mais fresca sem ter que se preocupar com tantas notas ou tantas provas, é mais fácil de se concentrar em uma boa história e novas aventuras. Ainda mais se tais aventuras tiverem algo para te ensinar, certo?

Como estudar nas férias?

Uma boa dica para estudar é antes de dormir. Seu cérebro guarda informações enquanto você dorme, tudo que você ler ou aprender antes de tirar uma soneca ou dormir à noite será guardado mais fácil.

Outra dica, tanto par ler como para estudar, é não tentar fazer longas sessões diretas de leitura, tente ler por cerca de 2 horas antes de dar uma pausa. O motivo para isso é que nosso cérebro só guarda um certo número de informações dentro de uma “memória volátil”, se você superar essa capacidade de armazenamento será mais difícil de aprender algo, ou acompanhar uma história.

Temas para ler

livro-e-imaginacao-de-crianca

Procure temas que lhe agradem, é a dica mais básica, ler algo que não é confortável não irá trazer bons resultados. Você gosta de história ou ficção cientifica? Leia sobre o que acha que irá combinar mais com seu estilo. Não leia algo só porque é moda, ou então não seja a pressão de quem diz que um leitor de verdade tem que conhecer grandes autores ou algo assim, cada um tem o seu estilo e o seu gosto, e há livros para cada tipo de leitor.

Um tema que é interessante sempre ler, independente do gosto, são temas educativos, aprender enquanto lê e conhece novas histórias. Há uma gama maior desses livros na área infantil, mas também é possível achá-los para adolescentes e adultos.

Para ajudar a escolher alguns livros, faremos uma lista com alguns livros que podem ser de interesse didático de muitos.

Sugestões de livros

Band of Brothers – Companhia de Heróis

O livro, e também série, foi escrito com base em cartas que soldados reais durante a Segunda Guerra Mundial escreviam para as famílias e, também, com base em depoimentos dos veteranos ainda vivos. É uma grande história com um toque pesado de realismo que ajuda a entender um dos mais importantes períodos da sociedade moderna.

A Revolução da Evolução – De Darwin ao DNA

Livro com uma dinâmica informativa e bem ilustrado, é um diferencial no mercado quando o assunto é falar sobre a teoria da evolução de Darwin e de todos os avanços nos estudos científicos relacionados ao assunto. Uma ótima leitura para um público jovem.

Adolescência: Qual a Dúvida, Meninas?

Talvez não tão didático, mas ainda assim uma importante leitura para meninas que estão chegando nessa complicada fase da vida. No livro, escrito pela Dra. Jacqueline de La Rocque, são abordados temas como mudanças corporais e outras dúvidas íntimas que garotas podem ter enquanto passam pela adolescência.

Do Que Eu Sou Feito?

Outro livro com um tom cientifico. Do Que Eu Sou Feito conta sobre nosso corpo, tenta explicar um pouco dos mistérios dessa máquina que somos. O livro toca em assuntos como genes e DNA, explicando como são dadas as características que nos constituem.

As férias já estão acabando colegas, corre para tentar ler algumas dessas obras. Tem alguma sugestão também?

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo