Você está aqui:Home » Dicas » Documentários » 4 documentários sobre alimentação que todos devem assistir

4 documentários sobre alimentação que todos devem assistir

Olá, leitores!

Muito se fala em alimentação saudável hoje em dia. E é importante falar que isso não é só uma moda, é um hábito que as pessoas precisam incorporar na vida.

Separamos estes 4 documentários sobre alimentação que vão te ajudar a pensar melhor e tomar uma atitude em relação ao que come e como come.

Esse é um assunto que não basta só saber, tem que colocar em prática. Os resultados não são imediatos, mas vão refletir na vida como um todo não só sua, mas da sua família também.

Obesidade no Brasil

Pesquisa do Ministério da Saúde, Vigitel 2014 (Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por Inquérito Telefônico), alerta que o excesso de peso já atinge 52,5% da população adulta do país. Essa taxa, nove anos atrás, era de 43% – o que representa um crescimento de 23% no período.

Também preocupa a proporção de pessoas com mais de 18 anos com obesidade, 17,9%, embora este percentual não tenha sofrido alteração nos últimos anos. Os quilos a mais na balança são fatores de risco para doenças crônicas, como as do coração, hipertensão e diabetes, além de também estarem ligados a asma, câncer, depressão, acidente vascular cerebral e problemas de digestão.

Entre os homens e as mulheres brasileiros, são eles que registram os maiores percentuais. O índice de excesso de peso na população masculina chega a 56,5% contra 49,1% entre elas.

Em relação à idade, os jovens (18 a 24 anos) são os que registram as melhores taxas, com 38% pesando acima do ideal, enquanto as pessoas de 45 a 64 anos ultrapassam 61%.

Dentre outras causas, esses números se devem ao sedentarismo, mal planejamento do tempo para preparar refeições saudáveis, hábitos alimentares inadequados (o que não é nenhuma surpresa).

Documentários sobre alimentação

Com tudo isso em mente, veja abaixo 4 documentários que podem te inspirar a mudar seus hábitos alimentares e adotar uma vida mais saudável.

Muito Além do Peso (2012)

O documentário Muito Além do Peso fornece um amplo debate sobre a qualidade da alimentação das crianças e os efeitos da publicidade dos alimentos dirigida a elas. Apesar de focar na alimentação infantil, o documentário traz uma reflexão inclusive para os adultos, idosos e adolescentes, já que muitos levam uma vida sedentária e consomem fast food, biscoito recheado, chocolates, salgadinhos, refrigerantes e alimentos industrializados de um modo geral.

  • Origem: Brasil;
  • Duração: 84 min;
  • Áudio em Português e alguns trechos em inglês, com legendas.
  • Você também pode baixar Muito Além do Peso, se preferir.

Food, Inc (2008)

Food, Inc é um documentário que destrincha a realidade por trás da indústria de alimentos norte americana, mas apesar disso é muito verossímil à nossa realidade aqui no Brasil. Dentre outras coisas, aborda a questão dos alimentos processados, transgênicos, dos métodos de criação dos animais (antibióticos, hormônios), da influência das grandes corporações alimentícias nos governos, bem como as implicações de todo esse conjunto na saúde dos indivíduos, do meio ambiente e dos animais.

  • Origem: Estados Unidos;
  • Duração: 93 minutos;
  • Áudio em inglês com legendas em português.
  • Você também pode baixar Food, Inc, se preferir. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Informação atualizada em 03/10/2017)

Super Size Me (2004)

Morgan Spurlock, diretor e roteirista do documentário, submeteu-se a seguir, durante 30 dias, uma dieta que consistia basicamente em alimentar-se de produtos do McDonald’s, com o objetivo claro de retratar os efeitos desse estilo de vida na saúde física e psicológica do indivíduo.

  • Origem: Estados Unidos;
  • Duração: 100 minutos
  • Dublado em português
  • Você também pode baixar Super Size Me, se preferir. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Informação atualizada em 03/10/2017)

Food Matters (2008)

Food Matters poderia ser resumido na seguinte frase do grego Hipócrates, pai da medicina: “Deixe sua comida ser seu remédio e seu remédio ser sua comida.” O documentário mostra de forma contundente o peso que a alimentação, bem como as vitaminas e os nutrientes, tem na saúde das pessoas (podendo, inclusive, curar e prevenir males como depressão e até câncer).

  • Origem: Austrália;
  • Duração: 80 minutos;
  • Áudio em inglês com legenda em português.
  • Você também pode baixar Food Matters, se preferir.

Com estes documentários sobre alimentação, você vai entender melhor sobre a importância de ter hábitos saudáveis e a diferença que faz na vida.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo