Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 4 dicas para professores se adaptarem a educação online

4 dicas para professores se adaptarem a educação online

Olá leitores do Canal do Ensino!

Veja como proporcionar aos alunos o apoio necessário para que ele possa aprender de forma efetiva. Confira quatro dicas para professores de adaptarem a educação online.

A educação online traz diversas oportunidades, tanto para trazer educação de qualidade ao alcance de um clique, quanto para formar uma comunidade global de aprendizes. O papel do educador dentro desse contexto é proporcionar aos alunos a segurança e apoio necessários para que ele possa aprender de forma efetiva e enriquecedora. Para isso, confira quatro dicas que separamos para que os professores se adaptem a educação online:

1. Comportamento

Os professores devem estar capacitados para que sua conduta profissional seja a melhor e mais apropriada resposta as perguntas dos alunos. Por exemplo, se os professores respondem os alunos com frases mal completadas, com gírias, os alunos irão entender que esse tipo de comportamento é aceitável em seus próprios trabalhos também.

2. Conhecimentos Online

A dinâmica da educação online é diferente e exige que os professores saibam ensinar além de suas matérias tradicionais. Eles devem estar capacitados para auxiliar os alunos com as ferramentas de ensino, indicar as melhores fontes e propor as lições de maneira que seus alunos não se tornem alienados por respostas prontas e compactas.

3. Motivação

Em cursos online a motivação é elemento chave para que professores e alunos sejam bem sucedidos. Mais do que nunca, os estudantes devem saber que estão trabalhando de maneira independente e que as responsabilidades de suas tarefas são completamente baseadas neles. O papel do professor nesse momento é motivar, cultivar, cobrar e orientar os alunos para que seus trabalhos sejam entregues na hora, para que os debates em fóruns sejam produtivos e não percam o foco e para que os alunos tenham certeza de que o aprendizado já está fazendo a diferença em seu cotidiano.

4. Problemas técnicos

Não é possível fugir dessa situação: quando um aluno tem problemas técnicos com a ferramenta ou plataforma de aprendizado ele irá recorrer ao professor para ajudá-lo. Os educadores devem estar capacitados para responder as questões básicas e ajudar os alunos para que não se sintam abandonados e desmotivados com o curso e a plataforma. Problemas técnicos são um dos principais motivos que levam à desistência, por isso é importante que a instituição de ensino também coloque à disposição profissionais capacitados para lidar com esse tipo de situação.

Até breve!

Fonte: Universia Brasil

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo