Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 4 dicas para montar um cronograma de estudos

4 dicas para montar um cronograma de estudos

Oi pessoal!

Antes de você começar a estudar, conscientize-se que a DISCIPLINA deve tomar conta da sua vida durante um tempo, até você alcançar seu objetivo. Para começar, você pode montar um cronograma de estudos eficaz otimizando as atividades de estudo sem deixar de lado a rotina de esportes, aulas e lazer.

Para evitar que você se perca em meio a tantas informações e fique sem foco, comece agora a criar um calendário de metas e atividades, assim sua rotina ficará organizada.

Vamos aos métodos para montar o cronograma de estudos:

1. Determine o número de horas que terá para estudar durante o dia e a semana. Feito isso, você deve listar as atividades do dia a dia, como, por exemplo, a hora em que você costuma acordar, almoçar, fazer atividades físicas e outras.

2. Escolha o melhor horário de estudos, de dia ou à noite e determine o horário de início e fim, com disciplina fica mais fácil se organizar.

3. Divida o ciclo de acordo com o número de matérias que deve estudar e o tempo que tem até atingir a sua meta. Por exemplo: são 8 matérias e eu tenho 2 meses até a prova. Estude duas matéria por dia e reserve um dia da semana para exercícios gerais e um descanso maior.

4. Refaça o ciclo semanalmente assim a rotina não ficará cansativa.

E você, tem mais alguma dicas? Comente!

Bom estudo!

Fonte: Exam Time

comentários (3)

  • Michele Pinheiro

    Boa tarde!!!
    Adorei as dicas, fiz questão de comentar, super fácil para elaborar o cronograma, agora é treinar bastante, para que as metas possam ser alcançadas.
    Obrigada por compartilhar.

    Responder
  • Farias de Souza

    Cronograma:
    Achei um ótimo trabalho, tanto que norteei o meu trabalho, baseado nas informações aqui postadas.
    Isto me facilitou muito e não tive dificuldade em montar o meu cronograma.

    Farias

    Responder
  • Lucas Carraro

    Olá, ótimas dicas!

    Eu também acrescentaria fazer um mapa mental daquilo que você for estudar, com os principais pontos que você precisa se lembrar, é uma ótima forma de se estudar.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo