Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » 4 dicas de como estudar para concursos públicos

4 dicas de como estudar para concursos públicos

Olá leitores do Canal do Ensino!

Diante de disciplinas muito extensas ou complicadas, se descabelar parece um caminho inevitável. Mas, para passar em um concurso público, é preciso dominar todo o conteúdo do edital, inclusive aquelas matérias que você não gosta ou tem dificuldade para compreender.

Alexandre Maia, psicólogo e autor do livro “Preparo Emocional para Passar em Provas e Concursos” diz que o lado emocional nesse caso é parecido com o de uma criança: cria barreiras para aqueles assuntos que não gosta ou complicados.

Confira abaixo quatro dicas para motivar seus estudos:

1 Divida a matéria em tópicos

Se a matéria for macroeconomia, por exemplo, Alex Mendes, professor de economia da Academia do Concurso, recomenda que o concurseiro escolha um tópico e estipule um prazo para concluir.

Para ele, além de facilitar a organização, à medida que o candidato avança nos tópicos, a produtividade aumenta e o aprendizado da disciplina como um todo fica mais fácil.

2 Dedique mais tempo para esse assunto

Para Sérgio Camargo advogado e especialista em concursos, se o conteúdo além de extenso é denso, o ideal é separar mais horas de estudo.

“Não é questão de dedicar mais horas consecutivas, não adianta o candidato estudar 12 horas sobre aquela matéria que tem dificuldade. O ideal é separar 2 horas diárias do programa de estudo, até aprender”, explica.

3 Domine a teoria

Para Mendes, o concurseiro tem a ideia equivocada de que ao ler sobre a disciplina já pode fazer exercícios sobre o assunto. “Quando ele se depara com um exercício de nível mediano a elevado, a autoestima não aguenta”, afirma. Dessa maneira, o rendimento dos estudos acaba comprometido.

Especialistas recomendam estudar a teoria das disciplinas exaustivamente. Exercícios e simulados devem ser feitos ao longo do planejamento de estudos.

4 Deixe os tópicos ou matérias mais complicadas para o final

Quanto mais seguro o candidato estiver, mais preparado ele estará para encarar as matérias que tem dificuldade. “O estudo forçado só fará com que a empatia com aquela disciplina aumente. O emocional não lida bem com bloqueios”, explica Maia.

Por isso, o psicólogo recomenda iniciar o estudo pelos tópicos que ele acredita serem mais prazerosas de estudar. Com o tempo, o candidato sentirá mais preparado para enfrentar o que considera mais complexo.

Fique atente!

 

comentários (1)

  • Mara raiol

    e muito bom saber que alguém ainda tem se preocupado com as pessoas desempregadas e que a solução e passar em concurso público. E o fato de ser gratuito acredito eu que muitos irão participar e ter um bom aproveitamento no curso.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo