Você está aqui:Home » Dicas » Artigos » 33 dicas para evitar o estresse e alcançar seus objetivos

33 dicas para evitar o estresse e alcançar seus objetivos

Olá leitores!

Começo de ano e você está pensando em tudo o que tem que fazer ou quer realizar. Se o desânimo e o cansaço já estão batendo antes mesmo do início, dê uma olhada nestas 33 dicas para evitar o estresse e alcançar seus objetivos.

São maneiras fáceis de transformar 2016 em um ano em que você tenha menos preocupações e mais realizações. Confira abaixo e comece logo a por em prática.

Dicas para evitar o estresse

1- Evite pessoas estressadas

O estresse pode ser contagioso. Claro que isso é levado em conta psicologicamente, então sempre que possível, mantenha-se fisicamente longe de pessoas que já estão estressadas.

2- Divida grandes tarefas em pequenos passos

Se uma tarefa simples parece muito complicada, divida em várias sub-tarefas. Você vai ver como fica mais fácil.

3- Respire fundo mais vezes

Quando você está estressado, acaba respirando mais rápido e o cérebro interpreta que você está nervoso (como num efeito bola de neve). Se você, conscientemente, respirar fundo e devagar, você avisa seu cérebro que não está estressado, criando um efeito bola de neve ao reverso.

4- Amplie suas perspectivas

Grande parte do estresse do dia-a-dia vem dos pequenos aborrecimentos da vida. No entanto, essas “pequenas coisas” que você está se preocupando hoje serão esquecidas mais tarde. Concentre-se no “quadro geral” da situação e você vai esquecer tudo mais cedo.

5- Reúna pequenas tarefas em um único esforço

Deixe suas atividades mais leves transformando pequenos itens em apenas uma única tarefa. Exemplo: “fazer ligações” ao invés de “ligar para o Paulo”, “ligar para a Sônia”, etc.

6- Comemore as pequenas vitórias

Grandes objetivos são necessários, mas você vai se sentir mais calmo e menos estressado se comemorar as pequenas vitórias do dia-a-dia. Deixe toda vitória ser uma desculpa para se sentir melhor.

7- Crie uma playlist de músicas relaxantes

Para ter maior controle sobre suas emoções, crie uma playlist que reflita como você gostaria de se sentir. Use as músicas para mudar seu estado de espírito.

8- Cultive um hobby em que você use as mãos

Se o seu trabalho é mais intelectual, encontre um passatempo em que você tenha que usar as mãos. Trabalhar com as mãos ativa partes do seu cérebro que não recebem exercício suficiente e proporciona relaxamento a outras partes que estão com excesso de trabalho.

9- Quanto mais tarefas delegar, melhor

Foque nas atividades que só você pode fazer e encontre outras pessoas que façam o trabalho pesado. Se você tem funcionários, treine-os para fazer tarefas que estão consumindo muito do seu tempo. Se não tem, pode usar serviços como o eLance.com (para contratação de freelancers).

10- Desconecte-se do que não pode controlar

Existem muitas coisas no mundo que você simplesmente não pode controlar como a economia, o trânsito, o tempo, como as outras pessoas pensam, etc. Não se envolva emocionalmente no que você não pode mudar. Se está fora do seu controle, tente ignorar.

11- Não seja aquela pessoa multitarefas o tempo todo

Desligue notificações automáticas e alarmes que interrompam sua concentração. Separe um tempo só para responder e-mails e interagir nas redes sociais. Você vai descobrir que o mundo continua girando mesmo se você não responder a tudo imediatamente.

12- Coma mais proteína

Muito açúcar – mesmo sob a forma de frutas – pode causar estresse físico. Equilibre a alimentação com a adição de proteína em seus lanches e refeições.

13- Aproveite mais a hora do banho

Se estiver na banheira, tente não usar seus aparelhos eletrônicos ou responder ao telefone. Aproveite o momento de calma para relaxar mesmo. Se tiver possibilidade de usar uma sauna ou jacuzzi, é ainda melhor.

14- Faça menos exercícios, só que mais regularmente

Todo mundo já deve saber que os exercícios liberam uma substância no corpo chamada endorfina, que acalma e alivia o estresse. No entanto, fazer exercícios demais, a ponto de você ficar exausto, aumenta o estresse porque força seu corpo a querer aliviar a dor.

15- Afaste-se de quem reclama demais

Pessoas que reclamam demais acabam sugando sua energia e jogando seu estresse em você. Evite.

16- Encontre um trabalho que você goste

Claro que não é fácil, mas o fato de você decidir fazer isso, já ajuda e começar a agir para que a mudança aconteça também já vai te fazer se sentir melhor.

17- Faça massagem

A massagem libera a tensão do músculo, que é começa seu corpo “estoca” o estresse. Quando estiver na sessão, aproveite ao máximo e não pense em nada relacionado ao trabalho ou que te deixe nervoso.

18- Não pense em política

Por mais que você seja contra ou a favor de algum político, há momentos em que nada do que você fale ou faça irá fazer a diferença, então deixe um pouco de lado.

19- Aprenda a dizer “não” mais vezes

É difícil admitir, mas se você é uma pessoa competente e que está a postos pronto para ajudar, vai ter alguém sempre te pedindo alguma coisa. Quanto mais vezes você conseguir dizer não para seus colegas e até para seu chefe, menos estresse você vai sentir.

20- Deixe os outros ganharem também

Você não é um super-herói, ou seja, não precisa ganhar toda batalha sempre. Quando você admitir que está tudo se perder às vezes, vai sentir o peso do estresse sair um pouco dos seus ombros.

21- Limite o quanto obtém de informações

Informação é que nem água: você precisa dela para sobreviver, mas se tem muita, você afoga. Ao invés de tentar absorver tudo, limite sua “consumação” de informações para assuntos pertinentes à sua vida e trabalho.

22- Reze ou medite com mais frequência

Muitos estudos científicos já provaram que a reza e a meditação muda seu estado psicológico para melhor, diminuindo o estresse. E nada disso é sobrenatural, é só o modo como seu corpo e mente funcionam.

23- Repense sua carga de trabalho

Um dos segredos da gestão do tempo é que 20% do seu esforço cria 80% dos seus resultados; os outros 80% do seu esforço cria os restantes 20% de resultados. Preocupe-se apenas com os 20% que interessam e esqueça o resto.

24- Recarregue as baterias

Sabemos que de vez em quando precisamos trabalhar à noite ou no fim de semana, mas se você faz isso habitualmente, vai acabando cometendo mais erros e tendo ainda mais trabalho.

25- Não leve seus padrões tão a sério

O perfeccionismo leva ao estresse ao criar padrões às vezes impossíveis de alcançar. Não precisa levar esses padrões tão a sério; abra espaço para erros e aprendizado. Você vai se sentir menos estressado.

26- Falhas do passado

Muitas pessoas carregam o peso de erros cometidos no passado como uma grande bagagem. Ao invés de fazer isso, lembre-se que todo grande sucesso foi precedido por vários erros. Aprenda com suas falhas e siga em frente.

27- Simplifique sua mesa de trabalho

É verdade que alguns grandes gênios tinham suas mesas de trabalho desorganizadas, já que o acúmulo de coisas sugere ao cérebro que tem muito trabalho a fazer. Só que isso gera estresse, então separe alguns minutos no final do dia para dar aquela arrumadinha na sua mesa. O dia seguinte já começa melhor.

28- Não discuta com estranhos

Se você não conhece a pessoa, não entre em uma discussão com ela. Isso acaba sendo perda de tempo, principalmente online. Guarde suas energias para pessoas que interessam.

29- Pare de se comparar aos outros

Não importa o sucesso que faz, sempre vai haver alguém mais esperto, melhor, mais rico, mais feliz ou mais saudável que você. Como isso é um fato verdadeiro, por que se preocupar com comparações?

30- Faça mais passeios, ao ar livre de preferência

Respirar ar puro e esticar as pernas proporcionam um maior senso de perspectiva quando as coisas ficam complicadas. Uma mudança física de ambiente vai refrescar sua mente e sair um pouco da rotina. Além do que, fazer exercícios só traz coisas boas para você.

31- Desligue-se um pouco do noticiário

Claro que é importante estar bem informado sobre o que acontece no mundo, mas muitas mídias ganham sua audiência criando raiva, medo, ansiedade e frustração nas pessoas, então tente evitar as notícias que não sejam relevantes para seu trabalho ou sua vida, pelo menos por um tempo.

32- Desconecte-se à noite

Por mais difícil que seja atualmente, faça o exercício de auto-disciplina e desligue seu smartphone uma hora antes de dormir e uma hora depois que acorda. Você vai se sentir mais relaxado.

33- Assista ou leia algo divertido

A risada é um conhecido alívio para o estresse. Procure séries, filmes, livros e histórias engraçadas que te façam se sentir mais leve e divirta-se!

Depois de todas essas dicas para evitar o estresse, você vai se sentir muito melhor e render bem mais no seu trabalho: objetivos alcançados!

Boa sorte!

Até mais.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo