Você está aqui:Home » Vídeo Aula » 3 sites para aprender a tocar guitarra

3 sites para aprender a tocar guitarra

A guitarra é um dos instrumentos preferidos entre os jovens e seu som marcante, alegre e cheio de energia leva plateias imensas ao delírio

Olá, leitores!

Aprenda a tocar guitarra com vídeos e perceba que, apesar dela ser um instrumento que está mais associado ao rock, pode ser utilizada para qualquer estilo musical. Compreenda o fascínio que este instrumento causa e que leva tanta gente a desejar aprender a tocá-la. Saiba como pode ser possível aprender sozinho a tocar guitarra pela internet e em qualquer idade, seus benefícios e os principais vídeos que ajudam aos iniciantes.

Como tocar guitarra?

Inicialmente o aluno precisa de uma guitarra afinada que poderá ter cordas de nylon e são chamadas de clássicas, ou com cordas de aço, que são as guitarras acústicas ou elétricas.

Para aprender a tocar qualquer instrumento musical, saber ler partitura pode ser muito útil, no entanto, não é fundamental.

Os professores de guitarra, geralmente, começam ensinando aos seus alunos os primeiros acordes. Os acordes são a base de qualquer música. Em seguida ensinam noções de ritmo, escala e técnicas de como tocar as cordas e extrair diferentes tipos de sons.

Porém, pode-se aprender rapidamente como se toca um acorde buscando em sites as cifras e tablaturas, nas quais basta olhar o desenho que indica a posição dos dedos para cada acorde.

Aos alunos que estão estudando sozinhos, os professores indicam manter uma regularidade de 10 minutos por dia. E quando sentir alguma dificuldade em alguma etapa, aconselham à avançarem para a seguinte e regressarem novamente à anterior, para lidarem melhor com a frustração.

Por que aprender a tocar guitarra e quais os benefícios

icones-da-musica

Estudos têm constantemente demonstrado que, aprender a tocar guitarra ou qualquer outro instrumento musical, traz benefícios que vão além do desenvolvimento das aptidões musicais.

Aprender a tocar um instrumento, em qualquer idade, melhora as habilidades de leitura, concentração, assimilação de novas informações e memória.

Se no início a experiência de aprender pode parecer lenta demais e frustrante, esse estágio é superado com um pouco de dedicação. Ultrapassada esta barreira é possível vivenciar um enorme sentimento de satisfação e realização pessoal.

Conheça outras boas razões para aprender a tocar guitarra:

  • Na guitarra é possível tocar qualquer estilo de música;
  • Tocar guitarra ajuda a elevar a autoestima e a confiança em si;
  • A guitarra é um instrumento que permite que você toque e cante ao mesmo tempo. O que é impossível com um instrumento de sopro, por exemplo;
  • Quem toca guitarra facilmente aprender a tocar violão, baixo, cavaquinho, ukelele ou banjo, pois são muito parecidos;

Como aprender a tocar guitarra por meio de vídeos

Alguns professores de guitarra recomendam aos iniciantes que busquem algumas informações teóricas e didáticas que complementem às videoaulas. No entanto, garantem também que é possível aprender a tocar esse instrumento apenas assistindo aos vídeos com todas as vantagens que os audiovisuais oferecem.

Selecionamos algumas aulas de guitarra bastante vistas, procuradas e comentadas, para quem está começando a se aventurar neste tipo de instrumento musical. Conheça algumas delas:

  • O vídeo “Aula de Guitarra para Iniciantes” do professor Marcelo Naudi, apresenta exercícios de coordenação motora para os iniciantes começarem a “soltar” os dedos. O professor indica esses exercícios por cinco minutos diários, cada. Além das aulas disponíveis para qualquer pessoa, no YouTube, o canal oferece a venda do material complementar e um curso completo.
  • O professor Rodrigo Matos também tem um canal no YouTube onde em seu vídeo “Aprendendo a Tocar Guitarra – Primeiros Acordes”, ele apresenta de forma bastante prática as posições corretas dos dedos nas cordas e nas casas e suas respectivas notas. Além de exibir no alto do vídeo as cifras e notas trabalhadas.
  • O vídeo “Guitarra Elétrica para Iniciantes” do professor Paulo Serafim dá dicas básicas para que os iniciantes conheçam melhor a guitarra elétrica e seus acessórios, as posturas mais confortáveis para utilizar o instrumento e alguns exercícios de coordenação para os dedos e punhos irem se adaptando às cordas e casas e ganhando mais agilidade.

Existem centenas de aulas, dicas, comentários e tutoriais que podem ajudar aos iniciantes avançarem cada vez mais nos estudos de guitarra e, quem sabe, se tornar um profissional da música.

Gostaram das dicas? Gostariam de conhecer mais detalhes sobre a guitarra? Deixe seu comentário ou sugestão!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo