Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Profissionalizantes » 3 maneiras de fazer Pós-Graduação de graça

3 maneiras de fazer Pós-Graduação de graça

Olá, leitores!

Cursar uma graduação é uma experiência importante para o crescimento pessoal e para melhores oportunidades profissionais. Porém, a caminhada não acaba na graduação: é necessário pensar além dela, ou seja, em uma pós-graduação. O problema é que o preço pode ser elevado, limitando o acesso das pessoas. Dessa maneira, muitos se perguntam: como fazer pós-graduação grátis?

Três maneiras para estudar e como se candidatar

Bolsas do CNPQ

Existe uma instituição famosa por oferecer bolsa aos profissionais que devem estudar: o CNPQ. Embora o percurso para conseguir uma bolsa seja bastante burocrático, é uma boa forma de estudar de maneira gratuita. Porém, é comum que os estudantes precisem pagar o primeiro semestre da pós-graduação, pois o deferimento da bolsa pode demorar um pouco. Para saber mais sobre o CNPQ.

CAPES

Essa é uma instituição que, à semelhança do CNPQ, também proporciona bolsas para quem deseja estudar gratuitamente. É necessário dizer que o interessado pode escolher entre estudar no país ou fazer o curso de pós-graduação no exterior.

A CAPES é bastante reconhecida pelo seu trabalho de apoio às atividades acadêmicas, tendo sido agraciada com prêmios. Além disso, a instituição possui vários programas diferenciados. As informações sobre a CAPES e seu funcionamento relacionado à pós-graduação podem ser consultadas.

Faculdades públicas

As instituições públicas de ensino não devem ser desconsideradas por quem deseja se especializar, mas não pode ou não quer pagar. Existem muitos lugares assim que fornecem pós-graduação gratuita e alguns exemplos são a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Mais uma vez, a burocracia aparece e pode tornar o processo cansativo, mas poder estudar de graça vale o esforço. A qualidade da pós-graduação das faculdades públicas tem grande reconhecimento, assim como as bolsas que são conseguidas pelo CNPQ ou pela CAPES.

alunos-graduacao-formatura

Como tentar uma oportunidade de estudo

Tanto o CNPQ quanto as faculdades públicas e a CAPES são muito exigentes na análise que fazem antes de conceder as bolsas. De forma geral, é feita uma inscrição e é possível que haja entrevista de caráter eliminatório. Em alguns casos, é pedido o domínio de um idioma estrangeiro.

Com relação aos documentos, a lista pode ser longa e detalhada, sendo preciso providenciar exatamente os comprovantes solicitados. O candidato precisa ser cuidadoso com relação às datas de apresentação dos documentos e da divulgação dos resultados.

Como realizar as inscrições

Os interessados em buscar uma bolsa do CNPQ e da CAPES podem buscar mais informações a respeito das possibilidades de participação em programas e dos trâmites para se inscrever através dos links que foram citados anteriormente. Nesses mesmos links, é necessário escolher o programa ou estilo de bolsa e realizar a inscrição.

As faculdades públicas, na maior parte das vezes, divulgam seus calendários no site e esses calendários explicitam as datas durante as quais serão recebidas inscrições para a pós-graduação, além dos endereços para entrega de documentos e das datas prováveis de divulgação de resultados da seleção.

Boas escolhas e até mais!

comentários (2)

  • Lusiete Ferreira

    Sou formada pela UERJ e atualmente estou cursando uma outra graduação na UFRJ, procuro me dedicar bem aos estudos para poder ingressar em uma pública e consigo. Só que não fiquei sabendo de nada grátis até agora. Só o que sei é que tem curso de extensão, só isso e mais nada. E seria muito bom se o Mestrado fosse tudo grátis, mas na UERJ, só a taxa de inscrição era, na época que eu estudava (2010 a 2013) de R$100,00. Não há bolsa que consiga sobreviver a isso…

    Responder
  • Luiz Fernando Barbosa Braga

    Sou engenheiro eletricista aposentado. Gostaria de fazer curso de pós graduação em engenharia elétrica e não tenho condições de pagar as mensalidades. Solicito ajuda sobre como contatar com o CNPQ, ou CAPES, para ver se consigo bolsa.
    Antecipo meu agradecimento por resposta, mesma via.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2016 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo